28.5 C
Rio de Janeiro

SAGA anuncia que 1ª edição da Coleta Geek arrecadou quase 13 toneladas de lixo eletrônico em 20 escolas de São Caetano do Sul

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Com a participação de aproximadamente 10 mil alunos da cidade, projeto incentivou o descarte consciente de equipamentos eletroeletrônicos danificados ou não utilizados, e ainda contou com torneios de esportes eletrônicos, prêmios e oficinas gratuitas

A SAGA, maior rede de escolas de games e arte digital do Brasil e patrocinadora da 1ª Coleta Geek de São Caetano do Sul, anuncia que o projeto desenvolvido no Grande ABC, em São Paulo, arrecadou 12.943 quilos de lixo eletrônico em 20 escolas da região. Com a participação de cerca de 10 mil alunos de instituições de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal Pública e Particular de Ensino da cidade, a Coleta Geek de São Caetano foi realizada entre os meses de setembro e novembro, a partir de uma iniciativa da Agenda Geek pela preservação do planeta. Além de ações ligadas a sustentabilidade, o projeto envolveu diversas atividades relacionadas a games e educação, como torneios de eSports, entregas de prêmios e mais de 10 mil vagas gratuitas para oficinas de jogos eletrônicos, animação 2D e Photoshop, todas ações organizadas pela SAGA.

Na cerimônia de encerramento do projeto, realizada terça-feira (6/11), em São Caetano do Sul, Fabiano Holtsmann, head de parcerias da SAGA e fundador da Agenda Geek, fez um balanço sobre a iniciativa. “Estamos muito orgulhosos dos resultados da primeira Coleta Geek. A ação demonstrou a importância da conscientização dos mais jovens sobre temas como reciclagem e preservação do meio ambiente, e gerou uma grande mobilização entre os alunos. A participação de cada escola participante foi fundamental para o sucesso do projeto e esperamos expandir as parcerias como essa em novas iniciativas”.

A Coleta Geek foi realizada em três etapas. Na primeira os estudantes se mobilizaram para recolher equipamentos e componentes eletroeletrônicos para descartá-los corretamente, em caixas coletoras instaladas em cada escola participante. Na segunda, os estudantes engajaram com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) criados pela ONU e tiveram que produzir um vídeo de até três minutos explicando os principais tópicos da cartilha – o conteúdo das alunas Nivea dos Santos Vieira, Bruna Lovo Garcia e Nicole Campanhã Souza, do 8º ano da EMEF 28 de Julho, foi escolhido o grande vencedor dessa fase. Na terceira e última, organizado pela SAGA, os jovens puderam participar e se divertir com torneios de jogos eletrônicos interescolares.

As escolas participantes do 1º Coleta Geek de São Caetano do Sul foram:

·      EMEF Laura Lopes

·      EMEF 28 De Julho

·      EMEF Dom Benedito Paulo Alves De Souza

·      EMEF Bartolomeu Bueno Da Silva

·      EMEF Senador Flaquer

·      EMEF Sylvio Romero

·      EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer

·      EMEF Prof Olyntho Voltarelli Filho

·      EMEF Anacleto Campanella

·      EMEF Elvira Paolilo Braido

·      EMEF Oswaldo Samuel Massei

·      Maria Teresinha Dario Fiorotti (Antiga EDA MANTOANELLI)

·      EMEF Profa Eda Mantoanelli

·      EMEF Prof. Rosalvito Cobra

·      EMEF Prof Decio Machado Gaia

·      EMEF Leandro Klein

·      EMEF Padre Luiz Capra

·      EMEF Angelo Raphael Pellegrino

·      EM Prof Vicente Bastos

Além da Agenda Geek e da SAGA, a Coleta Geek contou com o apoio da BrasilReverso, empresa de gerenciamento de descartáveis que fez a coleta e pesagem dos equipamentos nas instituições participantes; da Green Eletron, gestora para logística reversa de eletrônicos; da Escola de Ouro Andreense, do Fundo Social de Solidariedade, e da AESP (Associação Educacional de São Paulo), que auxiliou na comunicação entre as escolas participantes.

Mais informações sobre a SAGA e seus cursos estão disponíveis no site.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Publicidade -spot_img