25.7 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

NÃO COMPRE ANIMAIS SILVESTRES!

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.comPor trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

Por Carlos Minc

Cruel e devastador o tráfego de animais silvestres. São milhões de espécies comercializadas no Brasil a cada ano, sobretudo aves.

As estatísticas mostram que de cada dez animais retirados ilegalmente do meio ambiente, nove morrem na captura, no cativeiro ou no transporte. São conduzidos em péssimas condições, em caixas, oprimidos, sem ventilação nem água.

Quando atuávamos no Ministério do Ambiente, chegamos a ver o conluio de algumas empresas de aviação poderosas com esse tráfico, já que há pássaros raros muito cobiçados na Europa, que valem 10 vezes mais do que aqui. Inauguramos então, junto à Polícia Federal, um sistema nos aeroportos de detecção de animais em bagagens.

Tanto nessa época quanto na Secretaria de Ambiente do Rio, nos dedicamos muito a sanar esse problema. Apreendemos milhares de pássaros, e os que estavam em boas condições, soltávamos em unidades de conservação, com a ajuda do Coronel Padrone e dos biólogos que trabalhavam conosco.

É o maior comércio ilegal do mundo, depois do comércio de drogas e de armas. Mobiliza mais de um trilhão de dólares por ano. É preciso aumentar as fiscalizações e as penalidades, mas sobretudo a consciência. Não compre animais silvestres, pois o lugar deles é na natureza!

Ecoabraços biodiversos e sustentáveis!
Carlos Minc

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img