23 C
Rio de Janeiro

Parceria impediu a chegada de 2,6 mi de garrafas plásticas aos oceanos

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

A parceria entre Plastic Bank e Alcon, líder mundial em eyecare, impediu a chegada de mais de 2,6 milhões de garrafas plásticas aos oceanos no Brasil. Todo o plástico compensado pela Alcon na América Latina é coletado no Brasil pela Plastic Bank. Já para 2023, serão coletados, para a neutralização da pegada plástica destes produtos, quase 69 mil kg (68.941 kg).

Ouça aqui.

A parceria Alcon / Plastic Bank no Brasil:

● Todo o plástico compensado pela Alcon na América Latina é coletado no Brasil pela Plastic Bank;

● São 23 comunidades costeiras envolvidas, impactando diretamente a vida de 237 pessoas;

● De 2022 até o momento, dentro da parceria, foram coletados quase 53 mil quilos de plástico da costa brasileira, o que evitou que o equivalente a cerca de 2,65 milhões de garrafas chegassem ao oceano;

● No ano passado, na América Latina, a parceria cobriu todo o portfólio de lentes de contato. Com a inclusão da linha de colírios Systane, haverá um aumento na quantidade de plástico coletado. A compensação já está sendo feita para o Brasil desde abril deste ano e a partir de setembro passará a ser feita para toda a América Latina. Com isso, serão quase 69 mil kg de plástico coletado (68,941 kg) em 2023.

A parceria no mundo:

● Em 2022, a Plastic Bank removeu mais de 649 mil kg de resíduos plásticos (equivalente a 32 milhões de garrafas plásticas) do meio ambiente para compensar o plástico usado pela Alcon;

● No ano passado, o escopo da parceria para produtos Vision Care compensou a pegada de plástico para DAILIES TOTAL1® e PRECISION1® na Europa, Austrália e Nova Zelândia. Na América Latina, a parceria cobriu todo o portfólio de lentes de contato. E no mundo todo, a parceria cobriu a pegada plástica com o sistema de entrega de lentes, Ultrasert e AutonoMe;

● Em 2023, a Alcon irá apoiar a remoção de mais de 990 mil quilos de plástico – impedindo que o equivalente a 49 milhões de garrafas de plástico cheguem aos oceanos.

● Com a expansão, em 2023 a parceria cobrirá mais de 90 países e contará também com a inclusão do portfólio de colírios Systane em mais de 30 países, incluindo o Brasil;

● Além do impacto ambiental, a parceria da Alcon com a Plastic Bank ajudará mais de 330 comunidades de coleta em todo o mundo em 2023. Os coletores envolvidos com o trabalho recebem bônus pelos materiais que recolhem (como seguro de saúde, vales-compras e material escolar), ajudando-os a suprir necessidades básicas e a viver em melhores condições socioeconômicas, aumentando sua renda em até 40%;

● Essa parceria representa mais um passo no compromisso da Alcon em reduzir a pegada ambiental de seus produtos e operações. E embora as iniciativas de compensação não representem a única solução de sustentabilidade para o setor de oftalmologia, elas oferecem uma maneira eficaz de melhorar nosso impacto imediatamente, enquanto investigamos soluções de longo prazo.

*1 quilo recolhido equivale a 50 garrafas de plástico

Encontro entre representantes da Plastic Bank, da Alcon e das pessoas do Ponto de Coleta.

Depoimentos:

– Ricardo Sales (não confundir com o ex-Ministro), diretor de negócios da Plastic Bank Brasil

“A Plastic Bank montou um ecossistema de coleta que envolve comunidades costeiras para criar um cinturão ao redor de corpos d’água e impedir que o plástico chegue ao oceano, enquanto promove transformações socioeconômicas nas comunidades envolvidas. Através de parcerias com pontos de coleta, como esta, com o Sucatão, de Itaguaí, nós providenciamos um bônus sobre o volume coletado pelos catadores cadastrados.”

– Miguel Paranaguá, gerente de operações da Plastic Bank Brasil

“A parceria com a Alcon contribui para fortalecer o ecossistema da Plastic Bank, de modo a ampliar o trabalho de inclusão e transformação dos membros, assim como evita que que o material plástico chegue ao oceano. Ao lado deles, nosso trabalho será ampliado e fortalecido.”

– Fernanda Fantini, vice-presidente de Vision Care da Alcon na América Latina.

“Embora plásticos de uso único sejam essenciais para a segurança de produtos médicos, nos esforçamos para minimizar seu impacto no meio ambiente, apoiando iniciativas importantes como este programa com a Plastic Bank. Esta parceria representa mais um passo no compromisso da Alcon em reduzir a pegada ambiental de seus produtos e operações. E embora as iniciativas de compensação não representem a única solução sustentável para a indústria de cuidados com a visão, elas oferecem uma maneira eficaz de melhorar nosso impacto imediatamente, enquanto investigamos soluções de longo prazo.”

– António Mendes, diretor de Vision Care da Alcon no Brasil

“No Brasil, a parceria com a Plastic Bank está ativa desde janeiro do ano passado para todo o nosso portfólio de lentes de contato e acabou de ser expandida para o nosso portfólio de colírios Systane. Estamos ansiosos para expandir nosso impacto a partir de setembro deste ano, com a extensão do escopo para o nosso portfólio de colírios Systane em toda a América Latina.”

– Rosamar Carvalho, sócia do ponto de coleta Sucatão, parceiro da Plastic Bank.

“É muito gratificante trabalhar aqui no ponto, poder fazer parte e ajudar os coletores no trabalho deles, eu amo o que eu faço. Esse projeto transforma vidas, às vezes as pessoas chegam aqui passando dificuldade e nós recebemos com todo carinho e suporte. E tem o bônus que eles recebem, que ajuda muitos deles no fim do mês, ficam muito felizes. Fora a questão ambiental também, que gera um sentimento de contribuição com uma causa.”

Sobre a Plastic Bank

Plastic Bank visualiza um mundo sem desperdício. Fortalecemos o movimento de Reciclagem Social que combate o plástico nos oceanos e ajuda a aliviar a pobreza. Nossas comunidades de coleta utilizam resíduos plásticos como moeda ao trocar o material, garantindo renda extra e benefícios que melhoram a qualidade de vida. As trocas são registradas por meio de uma plataforma própria protegida por blockchain, que possibilita a coleta rastreável, garante a renda e verifica os relatórios. O material coletado é processado em matéria-prima Plástico Social® para reutilização em produtos e embalagens.

PlasticBank® e Plástico Social® são marcas registradas da ‘The Plastic Bank Recycling Corporation’. Saiba mais em plasticbank.com.

Sobre a Alcon

A Alcon ajuda as pessoas a enxergarem de forma brilhante. Como líder global em cuidados com os olhos com uma herança de mais de 75 anos, oferecemos o mais amplo portfólio de produtos para melhorar a visão e melhorar a vida das pessoas. Nossos produtos Surgical and Vision Care tocam a vida de mais de 260 milhões de pessoas em mais de 140 países a cada ano que vivem com condições como catarata, glaucoma, doenças da retina e erros de refração. Nossos mais de 25.000 associados estão melhorando a qualidade de vida por meio de produtos inovadores, parcerias com profissionais de oftalmologia e programas que promovem o acesso a cuidados oftalmológicos de qualidade.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img