21 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Plastiweber anuncia que reciclou 367 milhões de embalagens em 2021

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

A Plastiweber anunciou que reciclou cerca de 367 milhões de embalagens plásticas, o equivalente a 8.600 toneladas de material, para mais de 50 clientes no ano de 2021.

As marcas que alcançarem as metas irão receber uma certificação anual pelo elevado consumo de embalagens feitas com plástico 100% reciclado e os impactos ambientais positivos gerados ao longo do processo. Além disso, seis empresas foram reconhecidas pelo apoio ao projeto NatureCycle, que sustenta iniciativas sociais com escolas, cooperativas e a comunidade por meio da venda das embalagens recicladas.  

O objetivo da certificação é mostrar às empresas o valor agregado ao material reciclado, e cada empresa receberá um documento com os indicadores referentes à quantidade consumida durante o ano. Na lista é detalhado o quanto de petróleo, água e energia foram economizados, a redução na emissão de gases de efeito estufa e o número de empregos gerados pela participação das empresas neste ecossistema de economia circular.

O volume total de plástico reciclado pela Plastiweber em 2021 possibilitou a redução de emissão de 17 milhões de quilos de CO2, além de evitar o consumo de mais de 10 mil litros de petróleo e de 26 milhões de quilowatts de energia elétrica. Foram gerados, ainda, 7.386 empregos diretos e indiretos em toda a cadeia. 

Para Moisés Weber, diretor administrativo da Plastiweber, a certificação é uma forma de reconhecer, oficializar e materializar os benefícios do uso do plástico reciclado:

– Por meio da certificação, os clientes acompanham os impactos positivos gerados pelas suas ações, no meio ambiente, no ciclo produtivo e na sociedade como um todo. Nós buscamos criar um ciclo virtuoso de reaproveitamento do plástico, defendendo a transição para uma economia circular.

Os materiais, encaminhados pelas próprias empresas são coletados por meio da logística reversa e encaminhados para a triagem aonde é feita a separação e classificação, com o intuito de garantir a alta qualidade do produto final. Após este procedimento, os resíduos são processados e reaproveitados, resultando em diversos tipos de embalagens plásticas secundárias e terciárias de alto desempenho. Diferentemente das primárias, que ficam em contato direto com o produto e chegam até a casa do consumidor, esta categoria de embalagens produzidas é voltada para a distribuição, minimizando o fardo que agrega os produtos nos trajetos entre indústria e mercado.

Representantes do grupo Fröhlich recebem certificado da Plastiweber

APOIO A INICIATIVAS SOCIAIS

NatureCycle é o selo criado pela Plastiweber para envolver diversos atores em um ecossistema circular, como cooperativas, projetos socioambientais, brandowners e varejo, viabilizando a logística reversa para beneficiar o plástico pós-consumo e reinseri-lo na cadeia produtiva. O projeto estimula iniciativas sociais junto a escolas, cooperativas e comunidades, para incentivar a conscientização sobre o descarte correto dos resíduos e o valor do plástico como um ativo econômico, remunerando as entidades envolvidas pelo plástico destinado. 

IMPACTO GERADO EM 2021

Confira os números resultantes do trabalho de reciclagem da Plastiweber no ano de 2021:

 
Benefício ambientalQuantidadeUnidade
Redução de emissão dos GEEs17.352.410kgCO2eq
Redução de consumo de petróleo10.324.684Litros
Redução de consumo de energia elétrica26.221.970kW
Geração empregos diretos e indiretos7.386 
Redução do consumo de água68.475.279Litros
Redução de resíduo plástico em aterros8.676.205Kg
 
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Publicidade -spot_img