23 C
Rio de Janeiro

Dia da Reciclagem: Conheça empresa que já beneficiou quase 80 cooperativas e operadores de reciclagem pelo Brasil

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Por meio de parceria com a eureciclo, a empresa Sika Brasil  já reciclou mais de 2,5 mil toneladas de resíduos

Para lembrarmos o Dia da Reciclagem, celebrado hoje (17), vamos conhecer a parceria de sucesso entre a Sika Brasil, líder mundial  no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos de fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção, e a eureciclo, especialista em créditos de reciclagem e logística reversa de embalagens.

A parceria entre as duas vem se mostrando um sucesso: com mais de 2,5 mil toneladas de resíduos reciclados, 79 cooperativas e operadores de reciclagem foram diretamente beneficiados em todo Brasil. A gerente de SGI e Meio Ambiente da Sika Brasil, Kelly Santos, diz que independente do setor de atuação da empresa, é primordial que todas sejam sustentáveis. “Ao trazer um selo verde de referência como o eureciclo na embalagem de nossos produtos, queremos não apenas reforçar nosso compromisso com a sociedade e o meio ambiente, mas contribuir neste movimento”, completa. 

Uma das cooperativas impactadas por essa parceria verde é a Cooper Viva Bem, que atua em São Paulo e Jundiaí. Com três unidades, por mês, a associação já reciclou 500 toneladas de embalagens, evitando que o lixo vá para aterros sanitários e preservando o meio ambiente. 

Comandada por Maria Tereza Montenegro e com 20 anos de trajetória, a cooperativa é fonte de renda de 80 famílias. “São muitas vezes pessoas sem instrução formal, desqualificadas pelo mercado de trabalho devido à idade ou à falta de tempo para se adequar às exigências do mercado. E encontram na cooperativa um refúgio”, diz Maria Tereza. “Aqui, eles têm não apenas um emprego, mas também são sócios de um negócio que gera renda e benefícios para todos os cooperados, além de contribuir para a despoluição do meio ambiente.”

A presidente da Cooperativa Viver Bem, Maria Tereza Montenegro. Foto: Reprodução/Divulgação

Uma dessas cooperadoras é Mailza Alves Moreira, de 65 anos. Mãe de 8 filhos, relata que está na Viva Bem desde sua inauguração. “Eu devo tudo o que tenho para esta cooperativa. Sou muito grata pela oportunidade e pelo meu trabalho”, conta.

Outra ação da Sika Brasil para reforçar seu compromisso verde é o uso de embalagens recicláveis e com compostos reciclados, estimulando os fornecedores a desenvolverem material nesse conceito. Além disso, Kelly Santos explica que alguns produtos da empresa, como as argamassas colantes, possuem 70% de materiais reciclados pós consumo (PCR) “Também estamos em fase de implementação de embalagens com 60% de PCR em nossa linha de produtos asfálticos”, afirma Kelly.

Também no sentido de estimular que seus fornecedores apresentem soluções inovadoras e sustentáveis em termos de embalagem, a Sika Brasil também lançou o programa anual “Packaging Challenge”, que consiste em avaliar as soluções propostas pelos fornecedores e escolher uma proposta vencedora. Kelly diz que apesar de ter uma proposta vencedora, as demais também costumam serem implementadas, reduzindo os impactos ambientais das embalagens da empresa.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img