22 C
Rio de Janeiro

CEBDS e FGV realizam debate sobre a avaliação de impactos dos negócios sobre a natureza

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Evento online e gratuito, na quarta, vai discutir parâmetros globais para que as empresas direcionem investimentos para iniciativas positivas à biodiversidade

Para discutir como as empresas podem avaliar e relatar seus impactos e dependências dos negócios sobre a natureza, o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e a FGV (Fundação Getulio Vargas) realizam nesta quarta-feira, dia 31, o evento internacional “TNFD versão 0.2: experiências empresariais e debate”. O encontro reunirá representantes de companhias multinacionais e da TNFD (Taskforce on Nature-related Financial Disclosures) – iniciativa global que busca construir parâmetros para instituições financeiras e empresas avaliarem os efeitos de suas operações na natureza, e vice-versa. O evento é gratuito e aberto ao público, com tradução simultânea entre português e espanhol.

A TNFD (sigla em inglês para a ou força-tarefa internacional sobre divulgações financeiras relacionadas à natureza) é uma resposta à crescente necessidade de considerar a biodiversidade em decisões financeiras e de negócios. A entidade está desenvolvendo uma estrutura para que as empresas avaliem, gerenciem e divulguem seus riscos e oportunidades financeiros relacionados à natureza, e esse será o tema central do webinar.

Além da discussão sobre esses padrões, o webinar também trará a apresentação de três empresas sobre suas experiências no tema: Natura (Brasil), Suzano (Brasil) e Ecopetrol (Colômbia).

Informações mais precisas sobre o impacto dos negócios sobre a biodiversidade permitirão que instituições financeiras e empresas incorporem riscos e oportunidades em seu planejamento estratégico, gestão de risco e decisões sobre alocação de recursos.

“Para as empresas, é muito relevante contar com uma estrutura de gerenciamento e divulgação de riscos, para que relatem e minimizem impactos negativos relacionados à natureza e aproveitem as oportunidades que a sua conservação oferece. O objetivo final é direcionar os recursos financeiros globais para iniciativas que tragam impacto positivo para a biodiversidade”, explica Henrique Luz, gerente técnico do CEBDS.

O conjunto de padrões que está sendo desenvolvido pela TNFD e que será tema do webinar será lançado em 2023. O tema também é relevante pela proximidade da COP 15, a Conferência de Biodiversidade da ONU que será realizada em dezembro, no Canadá, e vai aprovar o Novo Marco Global da Biodiversidade.

Serviço:

Evento: webinar “TNFD versão 0.2: experiências empresariais e debate”

Data: quarta-feira, 31 de agosto, das 10h às 12h (horário de Brasília – BRT)

Inscrição: Link para o evento

Detalhes: gratuito e aberto ao público, com transmissão simultânea entre português e espanhol

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Publicidade -spot_img