33.1 C
Rio de Janeiro

Do chão do território, para o chão do mundo

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Um curso de inglês voltado para jovens indígenas, ribeirinhos, quilombolas ou de comunidades extrativistas tem movimentado as redes sociais em busca de candidatos. A iniciativa lançada em 2022 contempla ainda ativistas e acadêmicos da região das causas da Amazônia Legal. 

Trata-se do Access Amazon, que oferece 210 horas de ensino online de inglês tendo como objetivo o desenvolvimento de habilidades linguísticas que poderão trazer valor para o potencial de liderança com foco em causas ambientais.

O curso focado na Amazônia foi criado em 2022 pelo Programa Access, que já existe desde 2008 em nível mundial, sendo oferecido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em mais de 86 países. No Brasil, já beneficiou mais de 2.650 participantes desde seu início em 2008.

No Access Amazon são oferecidas 140 vagas para jovens indígenas entre 18 e 35 anos. As aulas começam em setembro e vão até junho de 2023. As inscrições seguem até o dia 25 de julho.

A novidade é que o curso agrega as questões de sustentabilidade ao aprendizado do idioma. Durante as aulas, os alunos vão compartilhar também suas experiencias em relação ao meio ambiente e outros aspectos relativos à cultura amazônida – tudo em inglês.

O currículo do Access Amazon também vai trabalhar questões de identidade e representação midiática. Aliás, a redação da Eco21 tomou conhecimento da iniciativa através de um post no Reels da apresentadora e influenciadora digital Samela Sateré Mawé: “Fala parentes, chegou a hora de expandirmos nossas vozes do chão do território para o chão do mundo! E para que nossas vozes ecoem nos States, é preciso que a gente se aproprie de ferramentas de linguagem”.

Confira o regulamento do Access Amazon

Conheça o edital do primeiro curso online de inglês para indígenas no Brasil

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Publicidade -spot_img