21.2 C
Rio de Janeiro
spot_img
spot_img

ODISSEIA BRASILEIRA

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Ficção baseada em fatos reais, este thriller eletrizante que se inicia no Projeto Jari, mistura temas como Amazônia, desmatamento, garimpo ilegal em meio a tramas políticas, policiais e povos originários.

Era começo de 2020, o mundo logo viraria de cabeça para baixo e o escritor americano Stephen E. Murphy, que durante 14 anos viveu no Brasil, iniciava uma série de entrevistas com dezenas de personagens nacionais com vistas a publicar um novo livro de sua série Odisseia e Redenção, desta vez inspirado no Brasil. Do resultado preliminar de suas entrevistas surgiram temas como o desmatamento da Amazônia, questões ligadas a terras indígenas e o resultado das eleições de 2018 que fizeram surgir o “Trump dos Trópicos” em nosso país.

A partir destes motes, Stephen se coloca como personagem de seu livro, interpretado pelo professor americano Luke Shannon. A obra é um thriller cinematográfico que se lê em um fôlego só, pois combina suspense, ação e mistério. O autor, que é professor universitário em Seattle, nos Estados Unidos, conheceu em uma de suas aulas uma estudante chamada Tatiana, com raízes indígenas, que o alertou sobre o assassinato de Paulino Guajajara no Brasil no Dia de Todos os Santos, em 2019.

Na obra, Luke Shannon se junta a um repórter veterano na Amazônia, para pressionarem as autoridades a descobrirem a verdade dos fatos. Um traficante colombiano entra na briga, levando Tatiana, Luke e o jornalista por um caminho perigoso. Uma das personagens reais do livro e do cenário político brasileiro é o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva. Em Odisseia Brasileira o delegado – que derrubou o ex-ministro do Meio Ambiente do último governo, Ricardo Salles – é batizado com seu próprio nome. Stephen dedica seu livro ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Philips, cruelmente assassinados no dia 5 de junho de 2022, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Sendo um romance baseado em fatos reais, a obra presta um serviço às novas gerações e mesmo aos leitores nascidos há mais tempo, ao trazer luz ao Projeto Jari. Iniciado no final dos 60 no norte da Amazônia pelo milionário Daniel K. Ludwig, o projeto inicial fracassou, mas desde o ano 2000 passou a ser controlado pelo Grupo Orsa, que tornou a Jari Celulose economicamente viável e sustentável, recebendo certificação em 2004 da Forest Stewardship Council.

Sobre o autor:

Stephen E. Murphy ocupou cargos executivos no BankBoston, Paramount Pictures e no Banco Interamericano de Desenvolvimento. Durante o período da presidência de George W. Bush nos EUA atuou como Diretor Regional para o Peace Corps. Odisseia Brasileira (Gryphus Editora) é o segundo livro da coleção Odisseia. Cuba já havia sido homenageada, com Havana Odyssey (2020). On the Edge: An Odyssey (2016) é o seu primeiro livro sobre os pontos de virada em sua vida, mas que não é parte da série.

Divulgação: Stephen Murphy

Lançamentos do livro

Em São Paulo 

Livraria da Travessa, Shopping Iguatemi – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano. Dia 27/09/2023, quarta-feira, a partir das 19h.

Serviço:

Título: Odisseia Brasileira

Autor: Stephen E. Murphy

Editora: Gryphus

Número de páginas: 268

ISBN: 978-65-86061-64-2

Formato: 14 x 21 cm.

Brochura

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img