22.6 C
Rio de Janeiro

Confira livros infantis para falar sobre sustentabilidade com as crianças

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.com Por trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

A coordenadora do editorial de literatura e informativos da Cogna Educação, Laura Vecchioli do Prado, indica obras que abordam a temática

É papel da sociedade auxiliar as crianças no desenvolvimento de consciência ambiental. Por meio de atividades lúdicas, professores e familiares podem oferecer aos mais jovens reflexões importantes sobre o papel da humanidade na conservação da nossa floresta. Nesse sentido, a leitura de obras literárias pode ser uma ótima aliada.

Para Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de Literatura e Informativos do Editorial de Educação Básica na Cogna Educação, os livros são uma ferramenta eficaz no processo de educação ambiental:

“Com linguagem acessível, a literatura infantil permite que as crianças entrem em contato com temas atuais e relevantes para toda a sociedade, como as consequências das mudanças climáticas, a importância da biodiversidade e os prejuízos do desmatamento”, afirma Laura.

Como exemplo a coordenadora traz Apelo selvagem: Animais brasileiros ameaçados de extinção em cordel, de Maria Augusta de Medeiros e publicado pela mesma editora, obra em que é discutida a preservação da fauna nacional, utilizando a narrativa para apresentar o tema de forma acessível ao público infantil. Já o livro publicado pela editora Scipione Poemas sobre cuidar: Da Terra e do que a gente ama, de Nilson José Machado, explica como atividades individuais podem fazer a diferença na luta pelo meio ambiente.

“Os livros oferecem uma conexão profunda entre os leitores, ajudando no desenvolvimento de empatia e outras habilidades socioemocionais que são

primordiais para a formação de adultos conscientes sobre suas ações no planeta”, acrescenta.

Pensando nesse contexto, Laura separou outros 4 títulos infantis que ajudam a abordar temas ambientais com os jovens leitores. E a Eco21 separou 1 título. Confira!

O Menino Gotinha

Após jogar uma garrafinha no rio, Arthur é transformado em uma gota d’água pelo Curupira e embarca em uma aventura pelo ciclo da água e pelos biomas brasileiros. Ao longo da jornada, o menino conhece os rios voadores da Amazônia e descobre as conexões entre florestas, rios, atmosfera e oceano. Com linguagem divertida e conteúdo científico, a obra convida as crianças a refletirem sobre a importância da água, da biodiversidade e da preservação ambiental.

Autoras: Ágatha Tommasi e Natasha Dantas

Páginas: 56

Capa Dura

Editora Itapuca


Cuidado, Dona Mata!

Diante da chegada do Homem, a protagonista Dona Mata se mostra bastante feliz. Porém, o visitante passa a derrubar suas árvores e gera um progressivo desaparecimento de suas espécies nativas, o que faz com que os bichos que habitam Dona Mata se unem para salvá-la. De forma leve e acessível, a narrativa aborda a exploração das florestas e traduz a problemática do desmatamento para o público infantil.

Autora: Regina Siguemoto 

Páginas: 12

Editora Formato

A última gota

Preocupada com a possível falta de água no planeta, a garotinha Kika resolve ler a história de Chuvisca, uma gotinha que, ao se deparar com a escassez e o desperdício, passa a lutar pela sobrevivência. Fazendo parte da coleção Dó-Ré-Mi-Fá, o livro é uma ótima forma de apresentar às crianças a questão do uso consciente da água.

Autor: J.L. Diego

Páginas: 40

Editora Scipione

Na praia e no luar, a tartaruga quer o mar

Em uma viagem à praia, Pedro e Luísa adotam uma missão: proteger as pequenas tartarugas que ali vivem. Enfrentando os vilões pescadores que querem vender os animais a qualquer custo, os amigos encaram uma emocionante aventura, aprendendo a importância de defender e cuidar desses animais.

Autora: Ana Maria Machado 

Páginas: 40

Editora Ática

A última árvore do mundo

Com linguagem poética e delicada, Lalau e Laurabeatriz contam a história de uma árvore que, de repente, se encontra sozinha no mundo. Mesmo confusa e triste, ela decide seguir em frente, continuando a dar frutos, flores e abrigos aos humanos e animais que por ali vivem.

Autores: Lalau e Laurabeatriz 

Páginas: 32

Editora Scipione

Sobre a unidade de Literatura da SOMOS Educação

Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, a área de Literatura da SOMOS Educação reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil. A área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias