27 C
Rio de Janeiro

4 livros infantis para despertar a consciência ambiental

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Para celebrar o Dia da Árvore, a SOMOS Literatura separou 4 livros que vão ajudar a apresentar o tema da conservação do meio ambiente às crianças

Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore celebra o início da primavera no Hemisfério Sul e tem como objetivo conscientizar e estimular a preservação do fruto mais importante: a natureza. A data surgiu nos Estados Unidos, em 10 de abril de 1872, quando um jornalista tomou a iniciativa de plantar árvores pelo estado de Nebraska — dia que ficou conhecido como “Day Arbor”, que promove debates sobre os perigos do desmatamento. 

O Brasil leva o nome de uma árvore de tronco avermelhado como brasa: o Pau-Brasil (Caesalpinia echinata), declarada árvore nacional em 7 de dezembro de 1978, através da Lei nº 6.607. As flores caídas do Ipê-amarelo, o roxo das Jacarandás e os frutos nos galhos da Jabuticabeira também estampam os cartões postais do país, mas, para além de sua beleza, as árvores são essenciais para a sobrevivência do planeta Terra. Elas umidificam o ambiente, produzem sombra, servem de abrigo para a fauna e diminuem os impactos da poluição urbana.

Nas escolas, o Dia da Árvore serve de lembrete dos impactos diretos que a destruição dos ecossistemas florestais geram para toda a humanidade. Por meio de atividades, rodas de conversa e leitura de obras literárias, educadores podem plantar nos alunos a semente do pensamento sustentável e instigar a curiosidade e respeito pelo meio ambiente. O livro Por que proteger a natureza?, de Jen Green e Mark Gordon, é um exemplo de obra infantil que busca despertar a consciência e responsabilidade ambiental em crianças pequenas. A edição da Editora Scipione conta com ilustrações e diálogos que transformam o aprendizado em diversão. Mapa

Descrição gerada automaticamente

Além da obra de Green e Gordon, a SOMOS Literatura separou outros três livros que podem introduzir temas sobre a flora brasileira aos pequenos. Confira!

O Jardim Secreto, de Ana Maria Machado e Frances Hodgson Burnett  – Editora Scipione

Após perder os seus pais, Mary muda-se para a Inglaterra, na casa de seu tio viúvo. Desolada com sua perda, a menina decide explorar os arredores do casarão e se depara com um jardim secreto. Ao adentrá-lo, Mary se encanta por toda natureza e desbrava aventuras junto de seu primo, redescobrindo com ele o amor e a alegria de viver.
Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Preço: R$ 80,00 (Link para compra)

Autores: Ana Maria Machado e Frances Hodgson Burnett

Páginas: 48

Árvore de Tamorumu, de Ana Luísa Lacombe – Editora Formato

Ana Luísa Lacombe faz uma releitura do mito dos Wapixana, segundo o qual uma cutia descobre a grande árvore provedora de todos os alimentos necessários, como mandioca, amendoim, banana, milho e até mesmo arroz e feijão. A história narra a guerra entre a roedora e os indígenas, que a invejavam por sua descoberta, apresentando uma reviravolta mitológica. A obra acompanha um CD de áudio com a narração da autora, enriquecida de trilha sonora.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img