20 C
Rio de Janeiro
spot_img
spot_img

Projeto em escolas públicas de São João da Barra aproxima alunos e professores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Oficinas de teatro, palestras e outras atividades colocam alunos e professores como protagonistas na transformação social

Entre os dias 30 de setembro e 11 de outubro, o projeto Oficina de Teatro Sustentável – Conhecendo os ODS chega à cidade de São João da Barra, norte do estado do Rio de Janeiro, com atividades práticas e lúdicas que colocam alunos e professores como agentes de transformação. O projeto leva às escolas públicas da cidade informações acerca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, estipulados pela Organização das Nações Unidas – ONU. Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a ação tem patrocínio da Ferroport e produção da Sustentabilidade e Cultura

Passando por 28 escolas, cerca de 4 mil alunos entre 6 e 15 anos participam de uma programação que reúne oficinas de teatro nas quais eles devem criar e atuar em peças que tenham a sustentabilidade e os ODS como temas principais. Além disso, eles passam por um circuito de atividades onde participam de palestras, oficinas de reciclagem, atividades físicas com jogos interativoscompetições lúdicas e experiências de laboratório. 

Foto: Reprodução/Divulgação

“Neste momento, em que todos têm sentido a necessidade de olhar para o planeta e para os seus recursos de forma mais sustentável, é extremamente importante que as comunidades escolares estejam seguindo nesta mesma direção. Este projeto tem como missão não só aproximar as nossas crianças e educadores dos principais temas globais que têm sido discutidos por líderes mundiais, mas também visa trazer os ODS para o cotidiano das escolas, conscientizando crianças e jovens sobre as metas da ONU e incentivando-os a se tornarem agentes importantes na preservação do nosso planeta e na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”, afirma Eloyna Fernandez.   

Criados em 2015 por líderes mundiais que compõem a Organização das Nações Unidas – ONU, os 17 ODS estipula metas para que governos, empresas e agentes da sociedade se comprometam com ações como a erradicação da fome, o uso de recursos naturais de forma sustentável, a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade, a igualdade de gênero, a redução das desigualdades, entre outros. 

Palestras para professores estimula o uso da cultura para debater os ODS em sala de aula

Além dos alunos, cerca de 100 professores também serão contemplados com a palestra “Como trabalhar os ODS através da Cultura” que visa ensiná-los a pautar os ODS no dia a dia das escolas utilizando recursos culturais e educativos. De acordo com Felipe Araújo, da área de Responsabilidade Social Corporativa da Ferroport, esta é uma ação que busca fortalecer a cultura de sustentabilidade nas comunidades nas quais a empresa está inserida, ratificando seu compromisso em gerar valor para todas as partes interessadas do nosso negócio, bem como promover o desenvolvimento sustentável de suas atividades. 

“Esta é uma ótima oportunidade de estimular o desenvolvimento de um senso de responsabilidade pelo futuro do nosso planeta junto à comunidade escolar, por meio de linguagem lúdica, brincadeiras e atividades que farão com que os participantes se sintam incentivados a disseminar e implementar essas questões que são tão importantes para a sociedade. Nosso objetivo é formar cidadãos cada vez mais conscientes e sensibilizados com a importância da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento social diverso, inclusivo e igualitário”, completa Araújo.

O projeto conta com algumas ações de democratização do acesso, como tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e instrutores preparados para atender crianças com diferentes demandas de aprendizado. 

As ações seguirão o seguinte cronograma:

30/09, Segunda

Escola Municipal Amaro De Souza Paes

01/10, Terça

CIEP 265 Municipalizado Professora Gladys

Educandário Santa CEC

Escola Municipal Domingos Fernandes Da Costa

Escola Municipal Belmiro Ribeiro Al

02/10, Quarta

Centro Municipal De Educação Avançada 2 (CMEA II)

Escola Municipal Evanir José

03/10, Quinta

Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves Santos

Escola Municipal Dr. Newton Alves

04/10, Sexta

Escola Municipal Amália Soares De Almeida

07/10, Segunda

Centro Municipal De Educação Avançada 1 CMEA I

Escola Estadual Municipalizada Francisco Alves Toledo

Escola Municipal Manoel De Souza Gomes

Escola Municipal Guilhermina Ignácio Mendonça

Escola Estadual Municipalizada Luiz Gomes Da Silva

08/10, Terça

Escola Municipal Elysio De Magalhães

Escola Estadual Municipalizada Manoel Ducas De Brito

Escola Municipal Maria Viana De Abreu

Escola Estadual Municipalizada João Da Silva

09/10, Quarta

Escola Municipal Chrisanto Henrique De Souza

Escola Municipal Manoel Nunes Barreto

Escola Municipal Manoel Grecy Mendonça

Escola Municipal Manoel Alves Range

Escola Estadual Municipalizada Manoel Luiz Nogueira

10/10, Quinta

Escola Municipal João Flávio Batista

Escola Estadual Municipalizada João Batista Alves

11/10, Sexta

Escola Municipal Luiz Délio Mendonça

Escola Municipal Ângelo Antônio Mendonça

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img