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Por que a Responsabilidade Social Corporativa é uma farsa

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Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Álvaro de Regil Castilla || Diretor Executivo da Jus Sempre Global Alliance

Este texto responde a um artigo sobre Responsabilidade Social Corporativa de Allen White do Tellus Institute, co-fundador da Global Reporting Initiative e da Corporation 2020. Ele foi conselheiro do Instituto Ethos.

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é uma estrutura de relações públicas que permite às empresas fazer uma lavagem verde de sua imagem pública, fingindo mudar para que tudo possa continuar igual. A Great Transition Initiative é um fórum de discussão on-line que permite uma troca de ideias ambientais. Em vez de comentários breves, os participantes enviam respostas detalhadas a ensaios controversos. Os comentários refletem uma ampla gama de opiniões políticas, em busca de “uma nova práxis para a transformação global”.

O pensamento de Allen White sobre como tornar as empresas verdadeiramente sustentáveis em todas as dimensões é sempre estimulante. Seu novo artigo sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e redesenho corporativo oferece uma oportunidade adequada para eu poder revisitar um capítulo do meu trabalho que abandonei há vários anos por frustração. Eu me envolvi no ativismo social para encontrar maneiras de reduzir gradualmente e, eventualmente, encerrar o que é chamado de “troca desigual”. Trabalhadores em países na periferia dos mercados globais são explorados à vontade pelas empresas transnacionais em um sistema de “trabalho escravo moderno” no qual eles recebem uma fração do que essas empresas pagariam aos trabalhadores em seus países de origem pelo trabalho igual e de igual valor.

Quando iniciei meu esforço no início do século, encontrei a Responsabilidade Social Corporativa como um conceito potencialmente viável, pressionando as empresas a fornecer salários dignos e gradualmente alcançar remuneração igual por trabalho de igual valor.

No entanto, como eu me encontrei com muitas ONGs, sindicatos, organizações multilaterais e iniciativas de negócios e assisti a RSC evoluir, gradualmente ficou evidente que a RSC era realmente uma farsa, pelo simples motivo de que a grande maioria das empresas tinha um foco único na maximização de curto prazo do valor para os acionistas, e essa prioridade foi incorporada ao seu DNA. Assim, eles abordaram a RSC como uma maneira de melhorar sua imagem pública, apenas fingindo mudar para que tudo permaneça igual. A RSC, como resultado, tornou-se uma zombaria do que deveria ter sido.

Certamente, houve muitas iniciativas bem-intencionadas, mas nossa visão foi ingênua desde o início, dada a natureza do capitalismo. Na prática, a RSC se tornou uma ferramenta de relações públicas para maximizar os lucros.

Posteriormente, percebi gradualmente que uma farsa ainda maior é nossa crença de que vivemos em sociedades democráticas. Existem, é claro, alguns espaços que permitem algumas práticas democráticas. No entanto, vivemos o tempo que me lembro nas sociedades mercadocráticas.

À medida que o capitalismo emergia do feudalismo e do mercantilismo e se tornava mais difundido, mais sofisticado e mais predatório, o mercado invadiu o desenvolvimento das sociedades democráticas e gradualmente capturou os Estados-Nação emergentes dos Séculos 19 e 20. As instituições da chamada democracia representativa foram sequestradas a serviço de uma pequena elite oligárquica, e um sistema de portas giratórias entre corporações e governo permitiu que legisladores e reguladores se tornassem executivos dos setores econômicos que estavam regulando.

Se tivéssemos sociedades verdadeiramente democráticas, a RSC não existiria, nem teria que existir. Em vez disso, teríamos um sistema regulatório global obrigatório de práticas de negócios determinado pelo povo, não por organizações multilaterais, lobistas corporativos e políticos de portas giratórias. A usurpação do Ethos democrático era inevitável porque o capitalismo e a democracia real são inerentemente incompatíveis e, portanto, não podem coexistir. Conceitos como democracia capitalista ou capitalismo democrático são autocontraditórios, pois dificilmente podemos encontrar um antagonismo mais direto do que entre a razão de ser da democracia e do capitalismo.

A democracia prioriza a coexistência social e a conquista de um bem-estar igual para todos os níveis da sociedade, especialmente os despossuídos. O capitalismo, em contraste, prioriza a busca do interesse privado do indivíduo, sem levar em consideração o impacto que tal atividade tem no bem-estar de outras pessoas.

Elementos fundamentais da verdadeira democracia, como igualdade, justiça social, bem-estar e regulamentação, são um anátema para o capitalismo e, portanto, para a mercadocracia. Portanto, as empresas não podem e não serão socialmente responsáveis enquanto as instituições da democracia permanecerem capturadas pela mercadocracia.

Além disso, tudo isso se torna irrelevante se permanecermos alheios ao estado do nosso Planeta. A menos que abordemos, de maneira determinada e vigorosa, as pressões antropogênicas em nosso Planeta, a crise ecológica obscurecerá todas as outras questões. O capitalismo é profundamente insustentável pela simples razão de exigir um consumo crescente de recursos em um Planeta finito. A arrogância tecnológica não pode suspender a matemática da acumulação capitalista e as leis da termodinâmica.

Precisamos mudar para padrões sustentáveis de produção e consumo para reduzir drasticamente nossa pegada ecológica insustentável. Ao mesmo tempo, devemos continuar lutando pela justiça social em um mundo com um sistema arraigado antidemocrático, projetado para explorar as pessoas, saquear recursos naturais vitais para a vida, esgotar as riquezas do nosso Planeta, violar os direitos humanos e gerar crescente desigualdade para as pessoas em benefício de um pequeno cartel de plutocratas, os barões globais de ladrões de hoje.

Para conseguir isso, precisamos lutar por uma transformação da sociedade baseada em um paradigma social radicalmente diferente que sirva ao bem-estar das pessoas e do Planeta. Consequentemente, não podemos fingir corrigir os problemas inerentes ao capitalismo sem substituir o capitalismo. Se aspirarmos construir um paradigma completamente novo, devemos perceber que muitos elementos do nosso sistema de valores deixarão de ter significado. O conceito de “salário digno”, por exemplo, seria tratado como uma relíquia do sistema mercadocrático, já que o sistema salarial e a divisão capital-trabalho são antitéticos à verdadeira democracia. Em vez disso, devemos transcender o mercado para redefinir como o trabalho será remunerado em novas empresas social e ambientalmente sustentáveis.

Da mesma forma, a RSC e o reprojeto corporativo também se tornam pontos discutíveis, porque a natureza dos negócios será completamente substituída por novos conceitos.

Para avançar nessa mudança, precisamos primeiro estabelecer um Ethos verdadeiramente democrático. Nós, os demos, devemos nos organizar em todo o mundo para libertar nossas instituições nacionais e multilaterais de seu sequestro por classes dominantes.

Para estabelecer um Ethos verdadeiramente democrático, onde as pessoas estão diretamente envolvidas na proteção de nossos direitos comuns e individuais, precisamos construir um novo edifício institucional projetado para proporcionar condições de vida dignas da dignidade humana e para sustentar o Planeta e todos os seus habitantes. Em vez de redesenhar a empresa, precisamos de uma reformulação do Contrato Social.

Tal visão de justiça social e sustentabilidade ecológica pode parecer utópica, mas não temos escolha. A menos que paremos as mudanças climáticas antropogênicas e recuperemos as condições necessárias para a sustentabilidade a longo prazo, deixaremos de legar às gerações futuras de todas as espécies um Planeta onde elas possam viver, prosperar ou mesmo sobreviver. Podemos já ter ficado sem tempo, mas nossa única opção é criar as condições para transcender o mercado e projetar um novo edifício social.

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