24 C
Rio de Janeiro
spot_img
spot_img

Nossa casa ainda está pegando fogo e vocês estão alimentando as chamas

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Greta Thunberg || Ativista Ambiental

Pronunciamento de Greta Thunberg durante a 50ª Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos no dia 21 de Janeiro de 2020

Há um ano, vim a Davos e lhe disse que nossa casa está pegando fogo. Eu disse que queria que vocês entrassem em pânico. Fui advertida de que é muito perigoso fazer com que as pessoas entrem em pânico com a crise climática. Mas não se preocupem. Está bem. Confiem em mim, já fiz isso antes e garanto que isso não leva a nada.

E, para constar, quando nós, crianças, pedimos para vocês entrem em pânico, não estamos dizendo para vocês continuem como antes.

Não estamos dizendo que vocês confiem em tecnologias que hoje nem existem em grande escala e a ciência diz que talvez nunca existam. Não estamos dizendo para vocês que continuem falando sobre alcançar “emissões líquidas zero” ou “neutralidade de carbono” enganando e mexendo com números.

Não estamos dizendo para vocês “compensarem suas emissões” apenas pagando alguém para plantar árvores em lugares como a África, enquanto ao mesmo tempo florestas como a Amazônia estão sendo abatidas a uma taxa infinitamente maior.

Plantar árvores é bom, é claro, mas não chega nem perto do que precisa ser feito, e não pode substituir a mitigação real ou refazer a natureza selvagem.

Sejamos claros. Não precisamos de uma “economia de baixo carbono”. Não precisamos “reduzir as emissões”. Nossas emissões precisam parar se quisermos ter uma chance de permanecer abaixo da meta de 1,5 graus. E até termos as tecnologias que em escala podem reduzir nossas emissões, devemos esquecer o zero líquido – precisamos de zero real.

Como as metas líquidas distantes de emissão zero não significarão absolutamente nada se continuarmos ignorando o custo do dióxido de carbono – que se aplica hoje, não em datas futuras distantes. Se as altas emissões continuarem como agora, mesmo por alguns anos, esse custo restante em breve será completamente esgotado.

O fato de os EUA estarem saindo do Acordo de Paris parece indignar e preocupar a todos, e deveria.

Mas o fato de que estamos prestes a falhar nos compromissos que vocês assinaram no Acordo de Paris não parece incomodar as pessoas no poder.

Qualquer plano ou política sua que não inclua reduções radicais de emissão na fonte a partir de hoje é completamente insuficiente para atender aos compromissos de 1,5 grau ou muito abaixo de 2 graus do Acordo de Paris.

E novamente – não se trata de direita ou esquerda. Não deveríamos nos importar menos com a política do seu partido.

Do ponto de vista da sustentabilidade, a direita, a esquerda e o centro falharam. Nenhuma ideologia política ou estrutura econômica foi capaz de lidar com a emergência climática e ambiental e criar um mundo coeso e sustentável. Porque esse mundo, caso vocês não tenham notado, está pegando fogo no momento.

Vocês dizem que as crianças não devem se preocupar. Vocês dizem: “Deixem isso conosco. Nós vamos resolver isso, prometemos que não vamos decepcioná-los. Não sejam tão pessimistas.

E então – nada. Silêncio. Ou algo pior que o silêncio. Palavras vazias e promessas que dão a impressão de que não estão sendo tomadas ações suficientes.

Obviamente, todas as soluções não estão disponíveis nas sociedades de hoje. Também não temos tempo para esperar que novas soluções tecnológicas estejam disponíveis para começar a reduzir drasticamente nossas emissões.

Então, é claro, a transição não será fácil. Vai ser difícil. E, a menos que comecemos a enfrentar isso agora juntos, com todas as cartas na mesa, não conseguiremos resolver isso a tempo.

Nos dias que antecederam o 50º aniversário do Fórum Econômico Mundial, entrei para um grupo de ativistas climáticos que exigem que vocês, os líderes políticos e empresariais mais poderosos e influentes do mundo, comecem a tomar as medidas necessárias.

Exigimos que, no Fórum Econômico Mundial deste ano, participantes de todas as empresas, bancos, instituições e governos:

Interrompam imediatamente todos os investimentos em exploração e extração de combustíveis fósseis.

Acabem imediatamente todos os subsídios aos combustíveis fósseis.

E imediatamente e completamente façam o desinvestimento dos combustíveis fósseis.

Não queremos que essas coisas sejam feitas até 2050, 2030 ou até 2021, queremos que isso seja feito agora.

Pode parecer que estamos pedindo muito. E você obviamente dirá que somos ingênuos. Mas este é apenas o esforço mínimo necessário para iniciar a rápida transição sustentável.

Então, ou você faz isso ou terá que explicar aos seus filhos por que está desistindo da meta de 1,5 graus.

Desistir sem sequer tentar.

Bem, estou aqui para lhes dizer que, diferentemente de vocês, minha geração não desistirá sem lutar.

Os fatos são claros, mas ainda são muito desconfortáveis para vocês abordarem.

Você acabou de ceder porque acha muito deprimente e que as pessoas vão desistir. Mas as pessoas não vão desistir. Vocês são os que estão desistindo.

Na semana passada, encontrei mineiros do carvão na Polônia que perderam o emprego porque a mina estava fechada. E mesmo eles não desistiram. Pelo contrário, eles parecem entender o fato de que precisamos mudar muito mais do que vocês.

Eu me pergunto: o que vocês dirão aos seus filhos qual foi a razão de seu fracasso e que os deixaram diante do caos climático que você conscientemente trouxe para eles? A meta de 1,5 graus? Que parecia tão ruim para a economia que decidimos renunciar à ideia de garantir condições de vida futuras sem sequer tentar?

Nossa casa ainda está pegando fogo. Sua inação está alimentando as chamas a cada hora. Ainda estamos dizendo para vocês entrem em pânico e ajam como se vocês amassem os seus filhos acima de tudo.

—-

Tradução não oficial

https://www.weforum.org/agenda/2020/01/greta-speech-our-house-is-still-on-fire-davos-2020/

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img