22.2 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Virgílio Viana recebe insígnia de Papa Francisco e entra para a Academia do Vaticano

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

O engenheiro florestal Virgílio Viana, Superintendente Geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), acaba de ser oficialmente integrado à Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano. A cerimônia foi realizada no Vaticano e presidida pelo Papa Francisco hoje, dia 29 de abril de 2022.

O evento ocorreu na simbólica Sala do Consistório, que fica no terceiro andar do Palácio Apostólico. É uma sala especial, decorada com belíssimos afrescos e tapeçarias de mestres italianos, onde os papas tomam suas decisões com o colegiado de cardeais. Foi nesta sala que o Papa Bento XVI anunciou a sua renúncia aos cardeais.


Virgilio entra para a academia, que é um grupo de especialistas de confiança do papa, para dar conselhos sobre meio ambiente e Amazônia — um tema prioritário para Francisco.


“Foi um momento muito emocionante, considerando o carinho que o Papa Francisco me recebeu, expressando sua grande preocupação pelo futuro da Amazônia”, afirma o brasileiro. “Ao receber a insígnia dada pelo Papa, senti um senso de responsabilidade renovada para contribuir com os grandes desafios da humanidade, num período marcado por guerras, desigualdades sociais crescentes, fake news e mudanças climáticas. Espero contar com todos os amigos, amigas, colegas e entes queridos que sonham com um mundo mais harmônico, justo e sustentável”.

Papa Francisco condecora Professor Virgílio Viana como membro da Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano – Foto: Gabriella Marino

Sobre Virgílio Viana

Virgílio Viana é engenheiro florestal e PhD em Biologia pela Universidade de Harvard, foi presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) e, atualmente, é presidente da Associação Paulista de Engenheiros Florestais (APAEF) e membro da Comissão The Lancet COVID-19.

Viana atua em defesa do meio ambiente e da Amazônia, já publicou diversos livros e artigos sobre temas relacionados a mudanças climáticas, manejo florestal e agroflorestal, entre outros. À frente da FAS, é responsável por uma série de projetos que transformam a vida de milhares de pessoas, principalmente de ribeirinhos e indígenas que vivem na Amazônia profunda.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Publicidade -spot_img