Pesquisa Two Sides também aponta o material como o melhor para o meio ambiente, confirmando o avança na percepção sobre produtos de papel, cartão e papelão
O papel desponta como o material preferido para embalagens na opinião dos consumidores, respondendo pela preferência em 10 de 15 atributos avaliados na pesquisa “Trend Tracker 2025”, conduzida pela Toluna a pedido de Two Sides, organização global sem fins lucrativos que promove os atributos únicos, atrativos e responsáveis da impressão, do papel e das embalagens à base de papel.
A pesquisa revela ainda que o papel é considerado o melhor para o meio ambiente por 59% dos entrevistados, o mais biodegradável (70%), o mais fácil de reciclar (53%), de fechar (43%), de armazenar (33%) e de abrir e fechar (43%); o mais leve (60%) e seguro (35%); o que apresenta melhor a informação sobre o produto (33%) e o mais barato (60%). E, nesse sentido, 63% dizem acreditar que apenas papel reciclado deveria ser utilizado em embalagens.

Os dados mostram que a percepção global dos consumidores em relação a produtos de papel, cartão e papelão está melhorando, com a maior compreensão sobre a sustentabilidade no processo de produção e a reciclagem de materiais, embora ainda haja um trabalho a ser feito para evidenciar a natureza sustentável desses produtos e a relevância da indústria de celulose e papel na gestão de processos mais sustentáveis.
A preocupação com a sustentabilidade no processo de produção da celulose, na fabricação das embalagens, bem como com a reciclagem de materiais são aspectos que permearam vários pontos da pesquisa. De acordo com o presidente de Two Sides América Latina, Fábio Mortara, a crescente conscientização sobre questões ambientais, impulsionada pela mídia, pelas mudanças climáticas e por iniciativas de sustentabilidade, tem levado governos, empresas e indivíduos a adotarem práticas mais sustentáveis e de baixo carbono.
Entre os indicadores levantados na pesquisa de Two Sides, está o fato de que 6 em cada 10 consumidores (59%) consideram o papel/papelão melhor para o meio ambiente, mesmo percentual daqueles que preferem esse tipo de material nas embalagens por considerá-los mais sustentáveis, enquanto 80% dos entrevistados afirmam ser importante utilizar produtos de papel originados de florestas manejadas de forma sustentável.
Embalagens de papel também são as preferidas pelos compradores online (65%) e, para a parcela dos que fazem compras em lojas físicas, 52% consideram reduzir compras de varejistas que não estejam utilizando embalagens sustentáveis, e outros 62% comprariam mais de lojistas que eliminassem o plástico de suas embalagens.
“A Trend Tracker 2025 revela um progresso encorajador na forma como os consumidores enxergam os produtos à base de celulose, mas também evidencia áreas nas quais o entendimento ainda é insuficiente”, avalia Fábio Mortara. “À medida que a conscientização ambiental dos consumidores cresce, o caminho para a indústria de impressão, papel e embalagens está na comunicação clara, baseada em fatos, no combate a narrativas enganosas — especialmente aquelas exclusivas do meio digital — e na promoção da preferência por produtos de celulose inovadores, tanto para comunicação quanto embalagem.”

Papel tissue
O aspecto da sustentabilidade dos produtos tissue foi um dos focos da pesquisa. Entre os entrevistados, 53% dizem que os papeis para higiene não são supérfluos, ressaltando uma mudança de comportamento que acelerou a partir da pandemia de Covid-19.
Questionados sobre a sustentabilidade dos produtos de papel para higiene, metade dos entrevistados (48%) relata buscar ativamente por produtos feitos a partir de papel reciclado e desejam (76%) que a indústria invista mais na produção sustentável de papel tissue.
A Trend Tracker 2025 revela ainda que 70% dos entrevistados dizem se preocupar com o seu impacto no meio ambiente, e afirmam que seria melhor fabricar papeis para higiene a partir de materiais reciclados (57%). Entre os consumidores ouvidos, 75% dizem ser importante produzir papel de higiene com insumos provenientes de árvores plantadas de forma sustentável.
Imprimir e escrever
A pesquisa bienal de Two Sides mostra que 61% dos consumidores preferem ler livros em formato impresso. Uma parcela importante dos entrevistados (65%) acredita que as crianças aprendem melhor com materiais impressos do que digitais. Já 8 em cada 10 entrevistados (84%) defendem o direito de escolher como receber contas e extratos (se impressos ou em formato digital).
A publicidade online também foi avaliada na pesquisa Trend Tracker 2025: 41% dos consumidores afirmam não prestar atenção na maioria dos anúncios online e apontam como causa a fadiga digital e a maior eficácia do marketing impresso.

Percepção dos consumidores
Fábio Mortara ressalta que a pesquisa Trend Tracker é uma ferramenta essencial para compreender como as percepções dos consumidores estão evoluindo em uma ampla gama de temas relacionados à impressão, ao papel, às embalagens e aos produtos tissue.
Segundo o presidente de Two Sides América Latina, diferentemente das edições anteriores, marcadas por oscilações significativas devido à pandemia de Covid-19, os resultados deste ano revelam uma visão mais estável e consistente. “De forma encorajadora, observamos avanços modestos na compreensão do público. No entanto, o levantamento também evidencia alguns equívocos persistentes que o setor precisa continuar enfrentando”, constata.
Uma preocupação relevante, destaca Mortara, é que 70% dos entrevistados ainda acreditam que a celulose – matéria-prima do papel, cartão e papelão – causa desmatamento. “O fato é que, no Brasil, toda a celulose usada na indústria é obtida de árvores cultivadas”, diz o executivo, ao ressaltar que também foi constatado um aumento na conscientização sobre reciclagem, embora os consumidores ainda subestimem a real eficácia da reciclagem de papel.
“Esses equívocos reforçam exatamente porque iniciativas como Two Sides e Love Paper permanecem tão relevantes. Nosso esforço em transmitir informações corretas, claras e acessíveis sobre as credenciais ambientais dos produtos à base de celulose e papel é mais importante do que nunca”, afirma Fábio Mortara.
Sobre a pesquisa

A edição deste ano da Trend Tracker foi ampliada e realizada em 17 países, incluindo Brasil, Argentina, EUA, Alemanha, Reino Unido, Austrália, África do Sul, entre outros. Ao todo, foram ouvidos 12.400 consumidores com idades entre 18 e 65 anos, e teve como áreas de foco da pesquisa os hábitos de leitura, as percepções ambientais, as preferências de embalagens e as atitudes em relação a produtos tissue. No Brasil, foram ouvidas 1.335 pessoas (52% mulheres e 48% homens). Encomendada por Two Sides e conduzida pela Toluna, a pesquisa foi realizada online em janeiro de 2025.
Em sua terceira edição, o estudo bienal acompanha a evolução das percepções sobre uma ampla gama de temas ambientais e de comunicação.
A edição 2025 inclui insights representativos de consumidores da Europa – Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Itália, Noruega, Reino Unido e Suécia -, além de Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, África do Sul e, na América Latina, Brasil e Argentina.