O ciclo de estudos Selvagem trabalha para resguardar e divulgar os saberes indígenas chega às crianças e jovens cariocas
O ciclo de estudos Selvagem, orientado pelo líder indígena e escritor Ailton Krenak, vai disponibilizar um material de estudos para as escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, abordando temas e reflexões sobre aprendizagens e os saberes de Nhe’ëry. O projeto tem como objetivo articular as memórias e saberes indígenas, tradicionais, científicos, acadêmicos, artísticos e de outras espécies.
O Selvagem chega às escolas cariocas em parceria com a Gerência de Relações Étinico-Raciais (GERER) do Rio, mas antes já era articulado com o grupo Aprendizagens, coordenador por Veronica Pinheiro e Cristine Takuá, que se reúne em encontros mensais para refletir sobre os saberes originários e que a educação inclua narrativas pluriversais. No total, são cinco centros de formação, sendo três na Floresta Amazônica e dois na floresta Nhe’ëry.
Além disso, dentro do projeto Selvagem também se fortalece o desenvolvimento das Escolas Vivas que, também sob a coordenação de Cristine Takuá, que também tem como objetivo a transmissão de saberes, trabalha com a produção de artesanatos e visa fortalecer os territórios indígenas e suas memórias. Todas as atividades do ciclo de estudos Selvagem e das Escolas Vivas são publicadas semanalmente no Diário de Aprendizagens, publicados semanalmente no site Selvagem. Clique aqui para conferir e conhecer mais.