21 C
Rio de Janeiro

Universidade de MG e startup produzem boias para ajudar nas enchentes do RS

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

As boias são peças de plástico produzidas em 3D, onde oito garrafas PETs acopladas são responsáveis pela flutuação

O Centro Universitário Newton Paiva, uma das principais instituições de ensino superior de Minas Gerais, e a startup TRON Robótica se uniram para ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul – que já deixaram 163 mortos e quase 600 mil desalojados. As boias são produzidas em peças de plásticos em 3D, com quatro buracos de cada lado e oito garrafas de 2L serão rosqueadas, sendo responsáveis pela flutuação.

A coordenadora dos Centros de Inovação, docente e Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Centro Universitário, Bárbara Araujo, explica que as boias conseguem sustentar um peso similar ao de uma pessoa ou animais de grande porte. “É uma solução simples e eficaz para auxiliar aqueles que estão em situação de perigo durante as enchentes”, comenta.

A produção das boias foi finalizada nesta sexta-feira (17) e Bárbara enfatiza a necessidade de rapidez na chegada de ajuda às vítimas: “Muitas comunidades já estão enfrentando dificuldades e, com a possibilidade de mais chuvas chegando, é crucial agir rapidamente para ajudar salvar a maior quantidade de vidas. Estamos comprometidos em auxiliar.”

O Sócio Fundador da TRON, doutor Gildário Lima, ressalta que em tempos de crise é essencial a agilidade e simplicidade. “A colaboração com instituições de pesquisa e empresas especializadas é fundamental para assegurar que as soluções de fato funcionem e ajudem a maior quantidade de pessoas”, diz.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img