23 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Emirados Árabes convoca líderes para acelerar o desenvolvimento sustentável

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.
  • A Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW) receberá chefes de Estado, mais de 500 palestrantes globais, 150 ministros do governo, 1.000 empresas internacionais e 3.000 estudantes 
  • Emirados Árabes Unidos pretende acelerar caminhos para o zero líquido, mobilizando finanças, inovação e parcerias 

A Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW) 2022, que acontece de 15 a 19 de janeiro, reunirá líderes globais, incluindo chefes de Estado, formuladores de políticas e líderes empresariais internacionais, já que os Emirados Árabes Unidos visam levar a agenda da sustentabilidade global adiante e acelerar caminhos para a net-zero. 

Organizado pela Masdar, o ADSW 2022 será o primeiro grande evento de sustentabilidade após a conferência COP26 sobre mudanças climáticas, e atuará como um catalisador global para a COP27, que será realizada no Egito em 2022, e COP28, que será sediada pelos Emirados Árabes Unidos em 2023. Realizada anualmente desde 2008, a ADSW tornou-se uma das mais recentes plataformas de sustentabilidade do mundo, com mais de 45.000 pessoas de 175 países participando da ADSW 2020 

O Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos, enviado especial para mudanças climáticas e presidente da Masdar, disse: “Os próximos anos serão cruciais à medida que trabalhamos juntos em política, negócios e indústria para acelerar ações climáticas progressivas que proporcionarão oportunidades econômicas e prosperidade para as gerações atuais e futuras. 

“Os Emirados Árabes Unidos têm uma visão de longo prazo que se baseará em nosso histórico de longa data em inovar soluções climáticas em todo o espectro energético. A Abu Dhabi Sustainability Week continua oferecendo uma plataforma ideal para promover, implantar e levar essas soluções climáticas para escalar em todo o mundo. Alinhado com os “Princípios dos 50″ dos Emirados Árabes Unidos, oferece oportunidades de colaboração global, compartilhamento de conhecimento, investimento e avanço de novas inovações tecnológicas que levarão a agenda global de sustentabilidade adiante e transformarão planos em ação.” 

Além dos chefes de Estado, os líderes confirmados para participar da ADSW incluíram o sr. António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas; Damilola Ogunbiyi, Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Energia Sustentável para todos, Diretora Executiva de Energia Sustentável para Todos os SEforAll; John Kerry, enviado presidencial especial dos EUA para o clima; Sameh Shoukry, Ministro das Relações Exteriores, Presidente Designa COP27; Hon Alok Sharma, presidente da COP26; Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde; Francesco La Camera, Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Renovável; Ferid Belhaj, vice-presidente do Grupo Banco Mundial; Ban Ki-moon, Presidente da Assembleia e Presidente do Conselho do Global Green Growth Institute, Oito Secretários-Gerais das Nações Unidas; Rishi Kapoor, Codiretor Executivo da Investcorp; e Karen Wong, Chefe Global de ESG e Investimento Sustentável da State Street Global Advisors, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, com US$ 3,90 trilhões sob sua gestão. 

Comentando antes de sua aparição na ADSW, Halimah Yacob, presidente da República de Cingapura, disse: “Para entregar um futuro sustentável para o nosso planeta, a ação coletiva de todas as partes interessadas é necessária. Mesmo que enfrentemos a pandemia, não devemos perder de vista outros desafios globais igualmente urgentes. Governos, empresas, pesquisadores, comunidades e indivíduos têm um papel no enfrentamento dos desafios das mudanças climáticas. 

“A ADSW nos oferece uma oportunidade oportuna de trocar opiniões sobre nossa resposta coletiva e os passos urgentes necessários. Agradeço a Sua Alteza, o Xeque Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi e vice-comandante supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, por me convidar para falar na Cúpula.” 

A hospedagem da ADSW é um componente-chave no posicionamento dos Emirados Árabes Unidos como líder regional e global em sustentabilidade e ação climática. Em outubro passado, os Emirados Árabes Unidos anunciaram sua Iniciativa Estratégica Net Zero até 2050, um impulso nacional para alcançar emissões líquidas zero até 2050, a primeira iniciativa desse tipo na região mena. Os Emirados Árabes Unidos também foram o primeiro país árabe a estabelecer metas voluntárias de energia limpa, e o primeiro Estado do Golfo a assinar o Acordo de Paris. 

Demonstrando ainda mais o papel principal dos Emirados Árabes Unidos na condução da ação sobre as mudanças climáticas, em casa, na região e em todo o mundo, a Cerimônia de Abertura da ADSW e a Cerimônia de Premiação do Prêmio Zayed de Sustentabilidade acontecerão na Expo 2020 Dubai na segunda-feira, 17 de janeiro,  para coincidir com a Semana Global de Metas. Todos os outros eventos da ADSW acontecerão em Abu Dhabi ou virtualmente. 

Desde sua criação, a ADSW tem refletido a mudança do cenário global de sustentabilidade, ampliando seu escopo a partir de energia renovável e água, para incluir novas tendências globais e temas como inteligência artificial, espaço e mobilidade. O número de eventos da ADSW também se expandiu ao longo do tempo, com as adições da Assembleia IRENA em 2010, do Fórum Mulheres em Sustentabilidade, Meio Ambiente e Energias Renováveis (WiSER) em 2015, do Fórum Global de Energia do Atlantic Council em 2017, do Abu Dhabi Sustainable Finance Forum 2019 e do Virtual ADSW Summit em 2021. 

Realizada virtualmente em 17 de janeiro, a Cúpula da ADSW reunirá líderes globais para dialogar e traçar ações para alcançar um futuro líquido-zero. Entregar compromissos globais de zero líquido e a jornada para a conferência de mudança climática COP28 serão tópicos-chave para discussão na Cúpula da ADSW. 

A exposição e fóruns do World Future Energy Summit, que acontecem no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC) durante a ADSW de 17 a 19 de janeiro, apresentarão expositores de quase 1.000 empresas internacionais, apoiando a transição energética global. As empresas expositoras apresentarão as últimas inovações para energia limpa, água, cidades inteligentes e ecowaste. Os pavilhões de países participantes da Cúpula Mundial de Energia do Futuro incluem China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Alemanha, França, Itália, Holanda, Áustria, Suíça e Nigéria 

As principais datas da ADSW incluem: 15 a 16 de janeiro – Assembleia da IRENA,  17 de janeiro – Cerimônia de abertura e cerimônia de premiação do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, ADSW Summit,  17 a 19 de janeiro – Cúpula Mundial de Energia futura, Inovação, Centro de Sustentabilidade Da Juventude 4,  18 a 19 de janeiro do Atlantic Council Forums 18 de janeiro – Fórum WiSER,  19 de janeiro, Fórum de Finanças  Sustentáveis de Abu Dhabi. 

A entrega da ADSW 2022 com sucesso só pode ser alcançada pelo apoio contínuo de nossos patrocinadores e parceiros globais; Departamento de Energia de Abu Dhabi; Aramex, Bee’ah, Crédit Agricole, Emirates Nuclear Energy Corporation; Engie, Etihad Airways, General Electric, InvestCorp, McKinsey & Company, Mubadala Investment Company, Pepsico, Power China; Tabreed, e a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos. 

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Publicidade -spot_img