25.7 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em ação do programa Raízes do Mogi Guaçu, Copaíba lidera a restauração de áreas florestais com o plantio de mais de 20 mil mudas

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.comPor trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

Ao longo dos últimos meses, a iniciativa tem contribuído para a proteção de dez nascentes, onze córregos e 5 mil metros de margens de curso d’água

Entre os meses de dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, a Associação Ambientalista Copaíba — organização da sociedade civil cuja missão está em conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia — realizou o plantio de mais de 20 mil mudas nativas na cidade de Serra Negra. A ação integra o Programa Raízes do Mogi Guaçu, desenvolvido por meio de uma parceria entre as instituições globais Sylvamo e o WWF-Brasil com o objetivo de identificar, recuperar e restaurar nascentes e áreas de interação entre vegetação, solo e cursos d’água.

Responsável pela execução do programa na região da sub-bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, a Copaíba contou com a parceria dos proprietários de terra serranos Roberto Corsetti e Luciano Cavinato, cujas propriedades somam mais de 29 hectares  que se tornaram novas florestas, através da iniciativa implementada ao longo da última semana.

Ao todo, a ação em Serra Negra contribui para a proteção de dez nascentes, doze córregos e 5 mil metros de margens de curso d’água, conforme aponta Ana Paula Balderi, Coordenadora da Restauração Ecológica da Copaíba. “Nós agradecemos pela parceria com os proprietários, porque por meio dela foi possível restaurar uma área super importante para as Áreas de Proteção Permanente (APPs). Serra Negra faz parte do Circuito das Águas e é uma área prioritária para a conservação ecológica que deve avançar por todo o bioma da Mata Atlântica”, pontua.

Como destaca a Coordenadora, para alcançar resultados de destaque como os que têm sido apresentados, o programa conta com o apoio de proprietários de terrenos  inseridos na área da sub-bacia do Rio do Peixe e que estão interessados em contribuir para a restauração ecológica da região. Para os interessados, o canal de contato para integrar o Raízes do Mogi Guaçu é o whatsapp: (19) 99667-0229. 

Saiba mais sobre o programa em: https://copaiba.org.br/restauracao-florestal/.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img