23 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Turismo regenerativo na Mata Atlântica

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

No Dia da Mata Atlântica, conheça três destinos para realizar uma viagem regenerativa no bioma brasileiro.

No dia 27 de maio é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica, bioma que é considerado o mais ameaçado do país. Restando apenas 12,4% da floresta que existia originalmente*, a data busca conscientizar a população sobre a necessidade de proteger e recuperar o bioma brasileiro.

O turismo sustentável tem ganhado destaque com a retomada das viagens, após dois anos de pandemia. O termo ligado à preservação integra boas práticas de proteção ambiental e promove melhorias em uma área, local ou destino através das atividades turísticas. 

Dentro dessa categoria está o turismo regenerativo que, além das noções de sustentabilidade, visa promover o envolvimento social, econômico e cultural, do viajante ao empreendedor. 

A Mata Atlântica brasileira se estende por 17 estados do país* e oferece muitos destinos para viagens regenerativas.

O que é turismo regenerativo?

A proposta do turismo regenerativo é associar recuperação, resgate e regeneração dos efeitos negativos causados nos ambientes, culturas e indivíduos durante a viagem. 

Valorizar os processos e relacionamentos em comunidade, promover a sabedoria coletiva, evoluir em conjunto com o meio ambiente, colocar a natureza no centro das ações e envolver toda a cadeia turística são alguns dos princípios do roteiro turístico regenerativo.

A Comuna de Ibitipoca, em Minas Gerais, agrega mais de 5 mil hectares

Comuna de Ibitipoca (MG)

A Comuna de Ibitipoca teve início com a compra da Fazenda do Engenho, em 1984. O projeto socioambiental possui mais de 5 mil hectares e se estende pelos municípios mineiros de Lima Duarte, Bias Fortes e Santa Rita do Ibitipoca.

A propriedade é uma área de Mata Atlântica de recuperação da fauna e da flora, e atua como um cinturão de proteção ao Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais. Alinhada aos valores sustentáveis e regenerativos, a Comuna trabalha com o resgate da cultura regional e da fomentação do empreendedorismo dos moradores.

O turista pode ficar hospedado na sede do projeto ou garantir uma acomodação na cidade de Juiz de Fora, localizada a 85 km de Ibitipoca. O Victory Business Hotel e o Nobile Express Juiz de Fora ficam próximos ao Aeroporto Regional Tancredo Neves, e a menos de 7 km da propriedade. 

O Instituto Terra Luminous, em São Paulo, dispõe de ampla contato com a Mata Atlântica

Instituto Terra Luminous (SP)

O Instituto Terra Luminous é uma unidade de conservação ambiental que permite o contato com a vida selvagem em plena Mata Atlântica. A propriedade fica localizada em Juquitiba, a cerca de 70 km da capital de São Paulo.

Além disso, o programa de Ecovilas do Instituto Terra Luminous oferece cursos e consultorias para o desenvolvimento de comunidades rurais voltadas ao cuidado de pessoas e proteção de áreas ecológicas importantes. 

Quando um visitante se torna apoiador do projeto, uma muda de Palmeira Juçara, espécie nativa em extinção do bioma, é plantada para celebrar.

O viajante pode se hospedar no local ou aderir ao sistema Day Use e passar a noite na capital paulista para conhecer a cidade de São Paulo. Os hotéis Staybridge Suites e Ibis São Paulo Paulista ficam localizados a menos de 10 km do Aeroporto de Congonhas.

A Chapada Diamantina, na Bahia, agrega a vegetação da Mata Atlântica, além da Caatinga e do Cerrado

Chapada Diamantina (BA)

A biodiversidade da região da Chapada Diamantina, na Bahia, é ampla e agrega a vegetação da Mata Atlântica, além da Caatinga e do Cerrado. Os roteiros turísticos do local oferecem intenso contato com a natureza e a população local.

Situado no estado baiano, o Parque Nacional da Chapada Diamantina dispõe de atrativos que conectam turistas, guias, moradores e meio ambiente. No município de Lençóis, a principal porta de entrada do destino, o Hotel Canto das Águas possui sofisticadas cabanas de pedras em meio à natureza.

Já no município de Palmeiras, o Morro do Pai Inácio é um cartão-postal da região. As visitas ao mirante ocorrem todos os dias, mediante taxa de entrada. A Pousada Vie do Capão fica na mesma cidade do ponto turístico e integra um ambiente confortável, sofisticado e ecológico.

A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional*. As viagens regenerativas auxiliam a proteger e recuperar o bioma que é extremamente importante para a regulação do abastecimento de água e do clima na região e arredores.

Conte com o Conexão123 para planejar o seu turismo sustentável e com a 123milhas para garantir a hospedagem ideal.

* Segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica (2021)

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Publicidade -spot_img