20 C
Rio de Janeiro
spot_img
spot_img

5 Parques Naturais para conhecer com crianças nas férias escolares

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Instituto Semeia destaca importância de contato com a natureza e detalha atrativos de alguns parques do país

ouça aqui

Para alguns, as férias de julho são sinônimos de descanso, mas aqueles que têm filhos sabem que esse momento do ano é para ativar a criatividade e manter uma rotina com atividades e passeios diferentes para entreter os pequenos para além da diversão das telas.

A pesquisa “O papel da natureza para a saúde das crianças no pós-pandemia” idealizada pelo Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, e realizada pela Rede Conhecimento Social, em 2021, apontou que 50% das crianças brincavam ao ar livre até uma vez por semana, antes da pandemia. Com a pandemia, o número caiu para 34%. Embora os dados também indiquem que 75% das famílias entrevistadas pretendiam levar as crianças mais vezes para praças e parques.

“É comum cometer o erro de dedicar pouco ou nenhum tempo para atividades ao ar livre nos dias de hoje. Os pais tendem a esquecer que a natureza oferece diversão, acolhimento e uma infinidade de benefícios para famílias e seus filhos. Benefícios que vão desde físicos, mentais e emocionais, essas experiências também contribuem para o desenvolvimento cognitivo”, ressalta Mariana Haddad, Coordenadora de Conhecimento do Instituto Semeia. “Algumas horas por semana em contato com a natureza pode proporcionar muita diversão para as crianças, com atividades que vão desde a observação de animais até caminhadas que estimulam a curiosidade”, explica Mariana.

Aqui estão alguns exemplos de parques naturais perfeitos para um roteiro de férias para julho:

1 – Parque Estadual de Campos do Jordão, SP

Localizada entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a Serra da Mantiqueira é uma excelente opção, com uma ampla variedade de atrativos para crianças e adolescentes. Um desses locais merece destaque: o Parque Estadual de Campos do Jordão, que oferece atividades como caminhadas, trenzinho, pedalinho e arvorismo para estimular o contato dos pequenos com a natureza. Além disso, a região possui uma rica cultura gastronômica. É um destino perfeito para apreciar a natureza, praticar esportes ao ar livre e desfrutar de experiências únicas.

Parque Estadual de Campos do Jordão, SP

2 – Parque Estadual da Cantareira, SP

O Parque Estadual da Cantareira é uma ótima opção para aqueles que residem na cidade de São Paulo. Esse parque abriga uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo, onde se encontram centenas de espécies ameaçadas de extinção, como a jaguatirica, o gavião-pomba e o gato-do-mato. Lá, os visitantes podem fazer atividades como observação de aves, passeios de bicicleta, banhos de cachoeira e trilhas sinalizadas. Durante as férias, a depender da disponibilidade, é possível fazer passeios noturnos guiados por educadores ambientais.

Parque Estadual da Cantareira, SP

3 – Parque Nacional de São Joaquim, SC

O Parque Nacional de São Joaquim, na região serrana de Santa Catarina, é um dos principais atrativos do território. Além de possuir belas cascatas, paredes de pedra e mirantes, o parque abriga pontos turísticos icônicos, como o Morro da Igreja e a Pedra Furada. A região é conhecida pela ocorrência frequente de neve durante os meses de junho, julho e agosto, proporcionando uma oportunidade única de vivenciar a Mata Atlântica em pleno inverno. Uma trilha recomendada para famílias com crianças pequenas é a Trilha da Cascatinha, que oferece uma caminhada leve ao longo das margens de um rio, com observação de aves e paisagens deslumbrantes.

Parque Nacional de São Joaquim, SC – Foto: Otávio Nogueira

4 – Parque Nacional de Ubajara, CE

Localizado no Ceará, o Parque Nacional de Ubajara é conhecido por abrigar uma incrível gruta, além de oferecer uma variedade de belas trilhas e cachoeiras. Reinaugurado no início do ano passado, o teleférico é uma das principais atividades do parque. Os visitantes também podem desfrutar das paisagens naturais no Mirante Gameleira. Além da vista panorâmica deslumbrante, o local oferece atividades emocionantes, como arvorismo e a oportunidade de se banhar em olhos d’água refrescantes.

Parque Nacional de Ubajara, CE

5 – Parque Nacional do Iguaçu, PR

O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, é famoso por abrigar uma das maiores e mais impressionantes quedas d’água do mundo, com uma extensão total de quase 2.700 metros. Além disso, o parque serve como refúgio para várias espécies da fauna e flora brasileiras que estão ameaçadas de extinção, como o papagaio de peito roxo, a onça-pintada, a ariranha e o tamanduá-bandeira. Experiências como a observação dos animais e os passeios guiados contribuem para o desenvolvimento das percepções e sentidos das crianças, criando memórias inesquecíveis para toda a vida.

Parque Nacional do Iguaçu, PR

Sobre o Instituto Semeia

Criado em 2011, o Instituto Semeia é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com sede em São Paulo (SP), trabalha para transformar áreas protegidas em motivo de orgulho para brasileiros e brasileiras. Atua nacionalmente no desenvolvimento de modelos de gestão e projetos que unam governos, sociedade civil e iniciativa privada na conservação ambiental, histórica e arquitetônica de parques públicos e na sua transformação em espaços produtivos, geradores de emprego, renda, e oportunidades para as comunidades do entorno, sem perder de vista sua função de provedores de lazer, bem-estar e qualidade de vida. São pilares de sua atuação: a geração e sistematização de conhecimento sobre a gestão de unidades de conservação; o compartilhamento de informações por meio de publicações e eventos; a implementação e o acompanhamento de projetos com governos de todos os níveis, como forma de testar e consolidar modelos eficientes e que possam ser replicados no país

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img