21 C
Rio de Janeiro

Dia da Mata Atlântica: nove passeios para conhecer o bioma

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Para lembrar o Dia da Mata Atlântica, reunimos nove ideias de passeios para conhecer as lindas e diversas paisagens desse bioma

Celebrado nesta segunda (27), o Dia da Mata Atlântica nos deixa a missão de nos conscientizar sobre esse bioma que é o mais diverso e também o que mais sofre as consequências das mudanças climáticas e da devastação deixada pelo homem. Hoje, fragmentos menores que 50 hectares correspondem a 97% de toda a Mata, significando que 76% de toda vegetação nativa foi desmatada. 

Para apoiar esse processo de conscientização, a Civitatis, plataforma líder em venda de passeios em português, listou nove ideias de passeios que permitem conhecer profundamente as belezas da Mata Atlântica e entender verdadeiramente os seus problemas. Confira abaixo os destinos:


1. Ir ao Instituto Inhotim

O Instituto Inhotim é um museu que mistura arte e natureza. Desde sua abertura em 2006, o Inhotim é um dos maiores museus a céu aberto do mundo, além de estar em um entorno único, entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Durante a visita, o visitante poderá apreciar algumas das centenas de obras de arte de mais de 60 artistas de quase 40 países. Esta Excursão ao Instituto Inhotim sai de Belo Horizonte e inclui transporte de ida e volta e visita guiada.

Foto: Reprodução/Civitatis

2. Fazer um passeio de balão em São Bento do Sul

Durante um voo de balão que dura entre 40 e 60 minutos, os viajantes sobrevoam os céus da região a cerca de 700 metros de altitude, enquanto contemplam o amanhecer e admiram as paisagens de campo, mata atlântica e araucárias. Terminado o voo, é feito um brinde com champanhe e servido um delicioso café da manhã. O passeio sai de Curitiba e as reservas podem ser realizadas neste link.

Foto: Reprodução/Civitatis

3. Conhecer Domingos Martins

A cerca de uma hora de distância de Vitória, está localizada uma das regiões mais bonitas do Espírito Santo. Domingo Martins é uma cidade que guarda traços da colonização alemã visíveis em suas fachadas de enxaimel. Em Pedra Azul, um povoado de Domingos Martins onde está localizado o Parque Estadual Pedra Azul, é possível admirar belas paisagens e a exuberante Mata Atlântica. Para reservar uma excursão saindo de Vitória ou de Vila Velha, clique aqui.

Foto: Reprodução/Civitatis

4. Fazer um passeio de lancha em Ilha Grande

Saindo de Angra dos Reis, o Passeio de lancha pela Lagoa Azul + praias de Ilha Grande faz paradas em pontos icônicos como a Ilha de Cataguás, a bela Lagoa Azul e mais três praias de Ilha Grande: Grumixama, Araçá e a Praia das Flechas. Na última praia, a vegetação faz com que o verde esmeralda da Mata Atlântica se reflita nas águas do mar, criando um cenário único

Foto: Reprodução/Civitatis

5. Fazer a Trilha do Trem da Mata Atlântica

Partindo da Estação de Santa Luzia de Angra dos Reis, faça uma caminhada por um trecho das vias do histórico trem da Mata Atlântica, uma famosa atração turística da década de 90. Pelo caminho, os viajantes contemplam a paisagem da Mata Atlântica, característica da região, e passam por túneis e pontes. No fim da trilha, é feita uma pausa para banho em uma cachoeira. As reservas podem ser realizadas neste link.

Foto: Reprodução/Civitatis


6. Faça um tour de 4×4 pela Mata Atlântica até a Praia de Castelhanos

O acesso à Praia de Castelhanos em Ilhabela só pode ser feito com um carro 4×4, em um trajeto de aproximadamente 22 quilômetros rodeado pela Mata Atlântica. Durante o percurso, os aventureiros podem admirar a natureza do bioma e observar diferentes espécies de árvores. Pelo caminho, desfrute de uma piscina natural, um mirante e uma cachoeira de 6 metros de queda d’água. As reservas podem ser realizadas neste link.

Foto: Reprodução/Civitatis

7. Fazer a trilha da Estrada Velha de Santos

Por dentro do Parque Natural Serra do Mar, a trilha pela famosa Estrada Velha de Santos atravessa a floresta contornando a costa. São 9 quilômetros de caminhada pelas antigas estradas que foram construídas no século XVIII pelo governo português como rotas comerciais para unir São Paulo à costa. Durante o passeio, os participantes contemplam as vistas impressionantes do litoral brasileiro e a biodiversidade da Mata Atlântica. As reservas podem ser realizadas neste link.   

Foto: Reprodução/Civitatis

8. Visitar Trindade

Em Trindade, descubra a natureza selvagem da costa verde brasileira com águas cristalinas e praias paradisíacas. Visite lugares como a Praia do Cepilho, Praia dos Ranchos, Praia do Meio e a Praia do Cachadaço, onde está localizada a piscina natural do Cachadaço. Este é um dos pontos mais impressionantes de Trindade, onde é possível praticar snorkel para admirar a biodiversidade subaquática da região.Para reservar um passeio saindo de Paraty, clique aqui.

Foto: Reprodução/Civitatis

9. Conhecer o Cânion do Itaimbezinho

O Cânion do Itaimbezinho fica na cidade de Cambará do Sul e é o maior cânion da América Latina. Estima-se que suas paredes de basáltico tenham sido formadas há mais de 130 milhões de anos, quando se desenvolveu um rico ecossistema que inclui espécies da Mata Atlântica e da Floresta de Araucárias. Durante o passeio, visite os mirantes das trilhas do Vértice e do Cotovelo para ter vistas incríveis do cânion de quase 6 quilômetros de extensão e 700 metros de profundidade. Para reservar um passeio saindo de Gramado, clique aqui.

Foto: Reprodução/Civitatis


‍    

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img