O Parque Nacional da Tijuca inaugurou, na manhã desta sexta-feira (08/11), no setor Floresta, localizado no Alto da Boa Vista, a “Pistinha das Crianças”, uma trilha inédita de mountain bike exclusivamente planejada, adaptada e construída para crianças de até 10 anos de idade. O objetivo é oferecer essa modalidade do ciclismo com um pouco mais de aventura também para o público infantil, ampliando a oferta de serviços de lazer que o Parque presta à população aliada à promoção da saúde e bem-estar. O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria com o Grupamento Ambiental Maciço da Tijuca (GAMT), com assessoria dos esportistas de Mountain Bike.
A Pistinha das Crianças foi cuidadosamente projetada para atender às necessidades e habilidades de crianças com no máximo 10 anos de idade, com obstáculos adequados à sua idade e nível de experiência. Com localização no Largo da Jabuticabeira, este local foi escolhido pensando na segurança e no fácil acesso para as famílias, já que está próximo de um dos estacionamentos do Parque, do Centro de Visitantes do setor Floresta e do barracão da administração.
“Acreditamos que essa pista de mountain bike é mais um instrumento para ajudar a aumentar a conexão das crianças com a conservação da natureza, pois ajuda a desenvolver o senso de respeito e cuidado pelo meio ambiente e de valorização dos recursos naturais. Além disso, a prática de mountain bike ajuda na saúde física e mental das crianças, no desenvolvimento físico e na socialização”, explica Viviane Lasmar Pacheco, Chefe do Parque Nacional da Tijuca.
O nível de dificuldade é fácil, mas exige o uso de equipamentos de proteção essenciais como capacete, joelheiras, cotoveleiras etc. Também é essencial que um adulto responsável acompanhe (a pé e não de bicicleta) a atividade durante toda a trilha, a fim de dar suporte e assistência ao pequeno ciclista ao longo dos 135 metros de extensão do trajeto. Vale informar que pedestres, sejam adultos ou crianças, não podem transitar nesta pista.
Cabe ressaltar que a pista está com toda a sinalização necessária para este tipo de atividade, com placas que indicam o caminho e o manejo adequado para este tipo de esporte. O local ficará fechado durante os dias de chuva e três dias após a ocorrência da chuva, para permitir que o terreno seque, volte às condições de segurança e uso adequados. Para utilizar o espaço, não é necessário agendamento.
Sobre a atração
- Onde: Parque Nacional da Tijuca, no setor Floresta da Tijuca, com acesso pela Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista, Zona Norte do Rio de Janeiro.
- Horário de funcionamento: 6h às 17h, todos os dias (incluindo fins de semana e feriados).
- Valor: gratuito e sem agendamento.
- Idade permitida: até 10 anos, com a presença de um responsável adulto.
- Exigências: equipamentos de proteção como capacete, luvas e joelheiras.