25 C
Rio de Janeiro
spot_img
spot_img

O gerenciamento das florestas do mundo deve ser centrado na água

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Novo relatório liderado pela FAO apresentado na Semana Mundial da Água fornece orientação sobre gestão integrada de água e florestas

Florestas e árvores desempenham um papel vital na crescente demanda por água em todo o mundo. Eles devem ser gerenciados de acordo com os serviços ecossistêmicos ligados à água. Este é um novo guia publicado em conjunto pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a União Internacional de Institutos de Pesquisa Florestal (IUFRO), o Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Europeia, o Serviço Florestal dos Estados Unidos e outros parceiros , e que é apresentado hoje por ocasião da Semana Mundial da Água .

A Guide to Forest – Water Management é a primeira publicação do mundo que fornece um conjunto abrangente de orientações sobre a contribuição das florestas para uma abordagem do gerenciamento de recursos hídricos, incluindo o monitoramento e melhoria das florestas para obter serviços ecossistêmicos relacionados à água.

As bacias hidrográficas florestais contribuem significativamente para o abastecimento mundial de água doce acessível para uso agrícola, industrial, ambiental e doméstico, e as principais cidades do mundo estão cada vez mais dependentes dessas bacias. Dois terços da água fornecida às áreas urbanas se beneficiariam do aumento da qualidade da água que resultaria de uma melhor gestão florestal, ou seja, proteção florestal, recuperação e redução da biomassa de combustível florestal, com vista ao combate a incêndios.

“A segurança hídrica é um grande desafio global, cujas repercussões têm na agricultura, na produção de energia, nas necessidades básicas das populações e nos ecossistemas que sustentam”, disse a Sra .  Maria Helena Semedo, Diretora Geral Adjunta da FAO. “O duplo desafio da mudança climática e do crescimento populacional está aumentando a pressão sobre nossos ecossistemas. Devemos perceber que as florestas desempenham um papel essencial na segurança da água e fazem da água uma prioridade no manejo florestal e nas decisões de governança ”, acrescentou ela.

Acessibilidade de água doce

A ligação entre as florestas e a água é essencial para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em particular o Objetivo 6 (segurança hídrica e saneamento), Objetivo 14 (vida aquática), objetivo 15 (vida na terra) e objetivo 13 (ação climática )

Florestas e árvores são parte integrante do ciclo da água. Eles também desempenham um papel importante na regulação da quantidade e qualidade da água e a taxa de seu fluxo e fornecem funções de proteção contra solo e erosão costeira, inundações e avalanches, ou seja, todo um conjunto de funções que compõem o que é chamado de ecossistema relacionado à água Serviços.

De acordo com a Avaliação Global de Recursos Florestais 2020 , apenas 12% das florestas do mundo são manejadas com o objetivo principal de proteger a água e o solo.

O guia pede um manejo florestal aprimorado que priorize os serviços ecossistêmicos relacionados à água. Também é necessário que as florestas realizem seu potencial como meio natural de garantir a segurança hídrica, contribuindo para a produção de água em quantidade suficiente e de qualidade adequada para abastecer comunidades e ecossistemas resilientes.

“Estamos convencidos de que a avaliação dos serviços ecossistêmicos é o ponto de partida para o manejo das florestas e todos os benefícios que eles fornecem”, disse o Sr. Shirong Liu, vice-presidente da IUFRO e coordenador adjunto da floresta. Grupo de trabalho da IUFRO sobre interações entre florestas e água em um ambiente em mudança ( Força-Tarefa da IUFRO sobre florestas e interações hídricas em um ambiente em mudança ).

Um guia prático

O novo guia é voltado para profissionais de recursos naturais. Trata-se de ajudá-los a manter e manejar ativamente as florestas para garantir a prestação de serviços relacionados à água e mobilizar a comunidade, tomadores de decisão e investidores.

Ele fornecerá uma visão geral de novas técnicas e métodos, conselhos práticos e recomendações sobre modalidades de manejo florestal voltadas para serviços de ecossistemas hídricos e estudos de caso de ecossistemas onde os dois recursos estão intimamente ligados. Relacionados – manguezais, turfeiras, áreas áridas e tropicais florestas de nevoeiro em áreas montanhosas.

A publicação também sugere que a ciência cidadã (participação pública na pesquisa científica e monitoramento), assim como novas ferramentas online, podem ajudar a melhorar a avaliação dos recursos hídricos e das florestas e, portanto, influenciar de forma benéfica nas políticas públicas e nas decisões de gestão. Em particular, o Sistema de Acesso, Processamento e Análise de Dados de Observação da Terra (SEPAL) da FAO , que se baseia em técnicas de processamento de imagens de fácil utilização, e Serviços de Ecossistemas de Água de Florestas e Paisagens (FL -WES)são apresentadas como novos meios de garantir a observação e relatar o complexo formado por água e florestas. Também é descrito um mecanismo de repartição de benefícios e cooperação entre os setores florestal e hídrico que inclui o pagamento por serviços de bacias hidrográficas.

Além deste relatório, a FAO e o Stockholm International Water Institute desenvolveram um curso de treinamento online, Forest and Water Nexus , sobre Water and Forests Complex, também apresentado esta semana, para ajudar a entender as ligações entre água e florestas e como traduzir essas ligações em benefícios para as pessoas e para o planeta.

Esses novos produtos complementam a extensa coleção de dicas e ferramentas da FAO sobre gestão de recursos hídricos.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img