24 C
Rio de Janeiro

FAS celebra Semana da Amazônia com programação especial de cultura e mobilização  

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Para celebrar o Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promoverá uma série de ações especiais voltadas para a valorização e proteção da maior floresta tropical do mundo e de quem habita nela. É a Semana da Amazônia, que trará ações de engajamento, apoio à festivais culturais, exposição e lançamento de um podcast e de uma reportagem especial, entre outras atividades.

A programação ocorre de 1 a 17 de setembro, com eventos em Manaus (AM), e com participação de campanha da instituição nas capitais amazônicas Macapá (AP) e São Luís (MA). Haverá ações presenciais e online, com o apoio de instituições e organizações sociais que também atuam na conservação da floresta e na proteção dos seus povos.

“Nosso objetivo é engajar o público e enaltecer a beleza e os potenciais da Amazônia, e de sua gente. Quem prestigiar nossa programação terá a oportunidade de conhecer mais sobre a região, sobre o trabalho que é desenvolvido nela, assim como a história das populações que protegem a floresta. Será um momento de celebrar a Amazônia e pensarmos, juntos, nos desafios e oportunidades que a região representa para o Brasil e o mundo”, afirma o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana.

Cultura e mobilização pela Amazônia 

Em Macapá (AP), a FAS participa no dia 4 de setembro da Feira Multicultural e do Festival ‘Nossa Amazônia’, realizado no Mercado Central. A programação inclui uma feira de sociobiodiversidade, programação musical e apresentação da campanha ‘Eu voto na Amazônia Viva’.

A campanha da FAS também estará presente no Festival Rexistência II, no Parque Rangedor, em São Luís (MA). O festival, dedicado ao Dia da Amazônia, terá apresentações artísticas e engajamento político pelo futuro da região.

A agenda da Semana da Amazônia também será marcada por diversas atividades presenciais em Manaus (AM). As ações incluem a ‘Remada Ambiental’, no dia 5 de setembro; a exposição do projeto ‘Plástico Zero nos Igarapés de Manaus’ de 2 a 11 de setembro; o Esquenta da Virada Sustentável 2022 entre os dias 3 e 5, e o Festival da Amazônia Zona Leste, no dia 4.

Ações multimídia

A Semana da Amazônia vai mobilizar o público também no ambiente virtual. A partir de 1º de setembro, as redes sociais da FAS exibirão um compilado de vídeos com influenciadores e jovens do programa da FAS Repórteres da Floresta respondendo à pergunta ‘Por que eu voto na Amazônia Viva?’. A influenciadora digital Samela Sateré Mawé inicia a programação nas redes.

No dia 4, a FAS lança em suas redes sociais a reportagem multimídia ‘Entre inspirações e vitórias: o sonho que vem do esporte’, que conta a história da atleta Samara Teixeira e da educadora Lucylene Cunha, duas mulheres engajadas com as Olimpíadas da Juventude da Floresta.

Além disso, no dia 5 de setembro, voluntários vão estender uma bandeira no Largo São Sebastião, em Manaus, com a mensagem “Amazônia Viva”. A ação será filmada por drone e transmitida pelas redes sociais da instituição.

Nesse mesmo dia, a FAS ainda lança o podcast ‘PodFAS’, que abordará, quinzenalmente, assuntos relacionados ao meio ambiente e aos povos da floresta, com foco na Amazônia brasileira. O programa será comandado pelo superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, e pela superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, Valcléia Solidade.

Haverá, ainda, uma apresentação, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, no Teatro Amazonas, com os artistas David Assayag e Márcia Siqueira que contará com a interpretação da música “Amazônia”, ação articulada pela FAS em homenagem à data.

Sobre a FAS 

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Publicidade -spot_img