Mundano: artivismo é a revolução criativa do século 21
A segunda edição do Prêmio Megafone – única premiação nacional para ativistas – está com inscrições abertas até 17 de fevereiro. Ao todo, são 14 categorias abertas a artistas e ativistas de todo o país que produziram no Brasil, ao longo de 2022, trabalhos e ações de ativismo que contribuíram para a divulgação e o fortalecimento de alguma causa. A lista completa com a descrição de cada categoria, bem como o link para a ficha de inscrição e outras informações estão no site https://www.megafoneativismo.org.
“É no artivismo que se encontra uma parte da vanguarda artística do Brasil“, explica Mundano, um dos idealizadores do Prêmio. “Há um século era realizada a Semana de Arte Moderna, que transformou a forma como a arte era feita naquela época, mas a revolução criativa de agora é o artivismo, quando a atual geração de artistas está indo para as ruas e usando sua criatividade de forma engajada e cívica”, completa.
“A criatividade exerce um papel-chave na comunicação e engajamento da cidadania. Além do reconhecimento aos artistas e ativistas, o Prêmio Megafone também é uma forma de preservar a memória de nossa história recente através do artivismo. O artivismo é uma ferramenta importante de sensibilização e engajamento para as mudanças culturais necessárias na atual crise humanitária”, explica Jonaya de Castro, coordenadora do prêmio. “Num contexto de retrocesso socioambiental, de genocídios e absurdos diários, a arte desempenha um papel de construção de imaginação política”, acrescenta.
As categorias do prêmio abrangem desde formas clássicas de ativismo como ação direta e marchas, até linguagens artísticas como música e arte de rua, formatos jornalísticos como documentário e reportagem de mídia independente, além de manifestações contemporâneas do ativismo digital, como perfis de rede social, memes, entre outras que valorizam a criatividade combativa.
O Prêmio Megafone incentiva a inscrição de todo tipo de obra e ação independente de seu porte ou alcance. “Qualquer pessoa no Brasil, e principalmente o jovem, tem a possibilidade de se engajar naquilo que acredita e gerar um impacto positivo na sua realidade e na das pessoas a sua volta. Mas nem sempre essas pequenas ações são conhecidas ou reconhecidas – e é esse reconhecimento que o prêmio Megafone oferece”, destaca Larissa Pinto, diretora do Engajamundo.
Um júri especializado, composto por ativistas convidados pelas organizações realizadoras do prêmio, avaliará a criatividade e a qualidade artística de pequenas a grandes produções. “A primeira edição do Prêmio Megafone trouxe um retrato de 2021, um ano marcado pela pandemia da Covid, e a premiação deste ano certamente mostrará o que vivemos em 2022: um ano de luta contra fake news e em defesa da democracia, da justiça climática e dos direitos humanos ”, destaca Jonaya.
Do total de inscritos, 70 serão selecionados e os 14 vencedores serão revelados em março. Cada vencedor receberá um megafone customizado e um troféu feito pelo artivista Mundano. Entre as organizações realizadoras do prêmio estão Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Greenpeace, Engajamundo, Sumaúma, Hivos e Vozes Pela Ação Climática (VAC).
Confira todas as categorias do Prêmio Megafone:
AÇÃO DIRETA – ação ativista em formato presencial e direto.
ARTE DE RUA – arte de rua com pegada ativista, seja grafite, lambe-lambe, intervenção, performance, projeção em vídeo ou qualquer outra linguagem artística.
CARTAZ EM MANIFESTAÇÃO – cartaz com pegada ativista feito para alguma manifestação que tenha acontecido na rua em 2022, no Brasil.
CIDADÃO INDIGNADO – desabafo indignado com pegada ativista, presencial ou nas redes sociais, em vídeo, áudio ou outro formato, que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira.
DOCUMENTÁRIO – documentário audiovisual com pegada ativista que retrate alguma realidade social ou ambiental brasileira e tenha sido lançado em 2022.
FOTO – foto (jornalística ou amadora) que retrate alguma realidade social ou socioambiental brasileira e que tenha sido publicada em 2022 em veículo de mídia independente, ou diretamente nas redes.
JOVEM ATIVISTA – ativista de até 24 anos que atue em pauta(s) social ou socioambiental brasileira e que tenha se destacado em 2022.
MARCHA OU MANIFESTAÇÃO DE RUA – marcha ou manifestação ativista que tenha acontecido na rua.
MEME OU HUMOR NA INTERNET – meme ou conteúdo de humor com pegada ativista, seja charge, foto, gif, vídeo, áudio ou quaisquer formatos possíveis, que tenha sido publicado em 2022 e amplamente compartilhado em redes sociais no Brasil.
MÚSICA OU VIDEOCLIPE – música (com ou sem videoclipe) com pegada ativista, de qualquer gênero musical, que retrate alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha sido publicada nas redes em 2022.
PERFIL DE REDE SOCIAL – perfil de rede social com pegada ativista, que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha se destacado em 2022.
REPORTAGEM DE MÍDIA INDEPENDENTE – reportagem jornalística que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha sido publicada em 2022, em veículo de mídia independente, em formato escrito, audiovisual ou outros (podcast, por exemplo).
As categorias MEGAFONE DO ANO (dedicado a algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro que tenha se destacado em 2022) e PRÊMIO DO JÚRI (dedicado ao conjunto da trajetória de luta de algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro) não permitem inscrições, pois os indicados serão selecionados diretamente pelo júri.