22 C
Rio de Janeiro

The Nature Conservancy anuncia os vencedores do Concurso de Fotografia 2023

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Três brasileiros estão entre os vencedores
 

A The Nature Conservancy (TNC) revelou os vencedores de seu Concurso de Fotos 2023, apresentando imagens que ajudam a nos conectar ao poder e às fragilidades presentes no mundo natural – com closes de criaturas grandes e pequenas, paisagens pictóricas em todas as estações do ano e cenas incríveis do contato entre o homem e a natureza.

Entre os vencedores deste ano estão três brasileiros: Rubens Rebouças, Daniel Menin e Raphael Alves. Daniel De Stefano Menin ganhou o “Prêmio Brasil” com a foto de um explorador trabalhando na Caverna Ouro Grosso, no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira. Esta caverna é a sétima de maior desnível do Brasil, com 200 metros de profundidade vertical entre salões e cachoeiras.

A foto de Daniel Menin foi a grande vencedora na categoria Brasil.

Daniel Menin se declarou “muito feliz em encontrar meios como o Concurso de Fotos da The Nature Conservancy para levar essas imagens e, por consequência disso, a importância das cavernas, a públicos cada vez mais abrangentes”. Além disso, o profissional ainda explicou a importância da fotografia em cavernas. “A fotografia de cavernas, em especial, une arte, ciência, esporte, técnica e aventura e permite assim revelar os segredos mais escondidos debaixo da terra. É uma enorme alegria poder produzi-las e compartilhá-las levando esses segredos, muitas vezes, a pessoas que não teriam outra forma de conhecê-los”, disse Daniel.

Na categoria “Clima” Raphael Alves ficou em primeiro lugar retratando a vida de famílias que vivem às margens dos rios na cidade de Anama, no Amazonas. 

Raphael Alves retrata a vida na cidade de Anama, no Amazonas.

E para completar a lista de brasileiros premiados Rubens Rebouças se destacou como o terceiro colocado na categoria “Água Doce”, com a fotografia “O pé de garças”, em que retrata uma ilha que acolhe um bando de garças na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. 

Rubens Rebouças retrata um bando de garças em uma lagoa em Uberlândia, Minas Gerais.

O concurso

A premiação deste ano duplicou o número de categorias e houve um grande aumento no número impressionantes de fotos inscritas. Um ilustre painel de jurados que incluía os fotógrafos Javier Aznar, Smita Sharma, Morgan Heim e o renomado fotógrafo de história natural Frans Lanting, no juri global, além de André Dib, Luciano Candisani, Kamikia Kisedjê e Maíra Erlich, no juri do Prêmio Brasil, selecionou os vencedores entre mais de 80.000 fotógrafos e mais de 189.000 fotos enviadas – um enorme aumento comparado a pouco mais de 100.000 inscrições em 2022 – de 191 países e territórios.

O Grande Prêmio de 2023 foi dado a Tibor Litauszki, da Hungria, pela fotografia aquática de uma salamandra pondo ovos.

“Nosso concurso anual de fotografia é uma inspiração. Fotógrafos de todas as origens ajudaram a dar voz à natureza, mostrando-nos o que era importante para eles”, afirma Alex Snyder, Diretor do Concurso de Fotos de 2023. “Os jurados e eu fomos transportados a uma viagem visual enquanto analisávamos milhares de imagens de amadores e profissionais. Estas imagens impactantes destacaram não só o poder da fotografia, mas também a importância dos esforços globais da The Nature Conservancy na conservação.”

 
Os jurados repartirão mais de US$ 25 mil em prêmios em dinheiro. Além do vencedor do Grande Prêmio, que receberá um kit de câmera no valor de US$ 5 mil, e do Prêmio Brasil, que ganhou uma viagem com hospedagem no Ibiti Village, em Minas Gerais, os jurados também selecionaram primeiro, segundo e terceiro colocados para cada categoria, além de menções honrosas.


“Quer você seja um cientista coletando dados em campo ou um fotógrafo que captura as maravilhas do mundo natural, somos todos conservacionistas”, disse Meg Goldthwaite, Diretora de Marketing e Comunicações da The Nature Conservancy. “Nosso planeta está cheio de beleza e de perigo, de poder e de ameaças, e estas imagens nos mostram que conservar e restaurar a natureza deve ser uma prioridade máxima para todos nós. Cada um de nós tem um papel a desempenhar no combate às crises das mudanças climáticas e da perda de biodiversidade.”


Para conferir todas as fotos vencedoras, clique aqui.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img