30 C
Rio de Janeiro
spot_img
spot_img

G20 destaca Itaipu como uma das empresas líderes em transição energética no mundo

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Site oficial do evento destaca projetos da Binacional, como a produção de petróleo sintético, biogás, hidrogênio verde e energias eólica e solar

G20 destaca em publicação nesta quinta (15) as ações da Itaipu Binacional em favor da transição energética, como a parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e com o projeto H2Brasil. A parceria é a primeira planta-piloto para produção de petróleo sintético a partir de uma mistura de biogás e hidrogênio verde para servir de combustível sustentável para a aviação.

O tema, transição energética, será discutido em âmbito internacional, no GT de Transições Energéticas, no mês que vem, em Foz do Iguaçu. O artigo também destaca a preocupação de Itaipu desde 2006 com o processo de eutrofização no reservatório da usina. Esse processo aumentou o número de nutrientes, especialmente fósforo e nitrogênio, o que provoca o surgimento excessivo de organismos como algas e cianobactérias e foi um dos motivos que levaram a empresa a apoiar a transição energética.

Ainda segundo artigo, Itaipu entendeu que havia a necessidade de transformar esse passivo ambiental em um ativo econômico. O biogás, que é produzido a partir de dejetos de aves e suínos, abastece propriedades com energia elétrica e todo excedente ser direcionado à rede elétrica. Trazendo, além da transição energética, apoio financeiro aos produtores rurais, incluir uma nova fonte de energia renovável e riqueza na sua cadeia de produção.

A matéria destaca também a importância de Itaipu para diminuir a emissão de gases estufa, enquanto garante energia, não só ao Brasil, mas para o Paraguai. E também funcionar como bateria para o sistema elétrico de todo país, incluindo nas fontes eólicas e solares.

Para ler o artigo completo, clique

.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img