22.9 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_img
spot_img

Reator de fusão nuclear opera estável por mais de 17 minutos quebrando recorde

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.com Por trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

O reator de fusão tokamak EAST segurou o plasma por 1.056 segundos a uma temperatura próxima a 70 milhões de graus Celsius. O objetivo final é criar uma fusão nuclear como o Sol, usando o deutério que abunda no mar para fornecer um fluxo constante de energia limpa. 

O reator de fusão tokamak EAST, apelidado de “sol artificial chinês”, alcançou um novo recorde mundial de comprimento de pulso para plasma de alta temperatura em tal instalação. 

Em 30 de dezembro, o experimental avançado supercondutor tokamak (EAST), localizado no Instituto de Física de Plasma da Academia Chinesa de Ciências (ASIPP), estabeleceu este marco na operação de um tokamak por 1.056 segundos (17 minutos e 36 segundos). 

Um fluxo constante de energia limpa 

“Alcançamos uma temperatura plasmática de 120 milhões de graus Celsius por 101 segundos em um experimento no primeiro semestre de 2021. Desta vez, a operação de plasma de estado estável foi mantida por 1.056 segundos a uma temperatura próxima a 70 milhões de graus Celsius, o que deixa uma base sólida e científica e experimental para a operação de um reator de fusão”, disse Gong Xianzu, cientista da ASIPP, citado pela Xinhua. 

O objetivo final do Leste é criar uma fusão nuclear como o Sol, usando o deutério que abunda no mar para fornecer um fluxo constante de energia limpa. 

O futuro da humanidade 

Ao contrário dos combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural, que correm o risco de serem esgotados e representam uma ameaça ao meio ambiente, as matérias-primas necessárias para o “sol artificial” são quase ilimitadas na Terra. Portanto, a energia de fusão é considerada a “energia final” ideal para o futuro da humanidade. 

Durante os últimos 15 anos de operação, a EAST conseguiu uma operação plasmática com 1 megampere, 160 milhões de graus e 1.056 segundos separadamente. Esses marcos estabeleceram uma base científica e experimental sólida para a busca de energia de fusão, de acordo com os cientistas da instalação. 

“A ASIPP tem uma equipe perfeita. Enfrentaremos dificuldades não importa o quão difícil seja!”, disse o professor Yuntao SONG, diretor-geral da ASIPP, em comunicado. 

EAST é o primeiro tokamak totalmente supercondutor com uma seção transversal não circular. 

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img