23.3 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_img
spot_img

Especialistas em energia dizem que a década de 2020 será a década da energia solar

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.com Por trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

Redação || Solar Daily

A Associação das Indústrias de Energia Solar dos EUA (SEIA) anunciou no final do ano passado uma meta para a energia solar atingir 20% de toda a geração de eletricidade dos EUA até 2030, nomeando a década de 2020 como “Década do Solar+”. Eles veem mudanças radicais e crescimento exponencial em nosso futuro, com a indústria solar dos EUA esperando dobrar sua força de trabalho e compensar as emissões do setor de eletricidade em 35% até 2030.

O crescimento maciço que a indústria solar viu na última década precisará continuar para atingir a meta da SEIA. Atingir 20% da geração a partir de energia fotovoltaica é possível, desde que o setor cresça a uma taxa média de 18%, com cerca de 39 gigawatts (GW) de instalações por ano, durante a próxima década. Essa meta resultará em centenas de milhares de novos empregos nos EUA, mais de 14 milhões de telhados solares e 500 milhões de toneladas métricas de emissões de CO2 compensadas a cada ano.

Os benefícios econômicos e ambientais fazem o aumento da energia solar parecer um acéfalo. Mas nem todo mundo está a bordo. Os adultos da Geração do Milênio e da Geração Z têm uma visão muito diferente da crise climática do que as gerações anteriores. Com sua crescente influência nas políticas do mundo, a conscientização e as ações desta geração em relação à crise climática são significativas, porque serão elas que mudarão o sistema nos próximos anos.

Segundo o Pew Research Center, cerca de três quartos dos estadunidenses (77%) concordam que a prioridade energética mais importante deve ser o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, como a energia solar, em vez de aumentar a produção americana de combustíveis fósseis.

Embora a grande maioria dos democratas (90%) concorde com isso, a percentagem de Republicanos que concordam é muito mais baixa, de 62%, e há uma grande disparidade dependendo da idade. A maioria dos Republicanos da Geração Y e da Geração Z (78%) diz que os EUA devem priorizar energias alternativas, em comparação com apenas 53% dos Baby Boomer e Republicanos mais velhos.

Os dados mostram como as opiniões das gerações mais jovens estão mudando drasticamente em relação às gerações mais velhas; exatamente o tipo de atitude que precisamos para atingir nossos objetivos sustentáveis nesta década. Um grande fator nessa mudança pode ser o crescimento das conversas nas mídias sociais sobre a crise climática.

Com mais jovens tendo acesso aos efeitos nocivos das mudanças climáticas em todo o mundo, eles são capazes de tomar decisões mais informadas sobre como se sentem sobre a importância de fontes alternativas de energia.

Os efeitos da mídia não se perdem nas vantagens da indústria de instalações solares. Jorge Ricalday, Diretor de Marketing da Green Solar Technologies, acredita que o crescimento exponencial da indústria nos últimos anos pode ser devido às mídias sociais.

Jorge comenta: “As informações da mídia se espalham tão rapidamente nos dias de hoje. Com cada vez mais conversas sobre mudanças climáticas, especialmente entre as gerações mais novas que compartilham suas preocupações nas mídias sociais, as pessoas ficam assustadas e procuram soluções. é por isso que mais pessoas do que nunca estão mudando para a energia solar”.

Os adolescentes da Geração Z passam muito tempo nas mídias sociais e, com suas opiniões fortes sobre as mudanças climáticas, a palavra continuará se espalhando. À medida em que eles e os Millenials envelhecem e se tornam a maioria da população, o apoio à dependência de fontes de energia renovável aumentará, assim como o uso dessas fontes. A energia solar é uma dos mais fáceis para o consumidor mudar e possui benefícios ambientais e financeiros, o que pode estar contribuindo para o recente aumento de projetos solares em todo o mundo.

Se a energia fotovoltaica continuar a crescer como esperávamos, a meta de energia solar de atingir 20% de toda a geração de eletricidade nos EUA até 2030 é muito provável. A década de Solar+ não está apenas ao nosso alcance, mas esperançosamente reduzirá as emissões o suficiente para retardar os efeitos das mudanças climáticas.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img