23 C
Rio de Janeiro
spot_img
spot_img

Casa de concreto é construída por impressão 3D no Rio Grande do Sul

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

A casa é a primeira de uma série do que está prometendo ser o futuro da construção civil

Uma casa de concreto foi construída por uma impressora 3D na zona rural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O projeto foi uma parceria entre duas empresas brasileiras e utilizou os produtos SikaCrete 3D da linha de microconcretos para impressão digital, da empresa Sika Brasil – especialista em produtos químicos e líder na produção de sistemas e produtos para a indústria da construção e automobilismo. 

A casa conta com 80 metros distribuídos em dois quartos, banheiro, sala de estar, cozinha e área de serviço, sua construção levou cerca de 60 horas e não utilizou nenhuma madeira, prego ou ferragem. Mandredo Belohuby, gerente regional de inovação e digitalização da Sika, explicou que o processo diz que toda a construção contou com a supervisão de somente um operário, que acompanhou o andamento da impressão. “O processo é mais ágil e barato do que métodos de construção tradicionais. Tem a economia de mão de obra, material e tempo.”

A impressora utilizada para a construção consiste em uma estrutura treliçada com um cabeçote de impressão, que dispõe o concreto camada por camada, evitando o desperdício. Além disso, o produto utilizado para concretar é um pó cimentício com fibras e polímeros que só precisa ser misturado a água, sendo bem mais sustentável. O custo da casa também foi 30% menor em termos de alvenaria se comparada a uma casa com as mesmas dimensões construídas tradicionalmente. 

Futuramente, São Paulo também receberá suas primeiras casas construídas através de impressão 3D. Na cidade de Franca, a empresa Free Form comprou uma impressora 3D Printek, um sistema de bombeamento e dosagem da empresa, além dos produtos da linha Sikacrete 3D para construção de 10 casas, que já estão vendidas.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img