29.2 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_img
spot_img

CUFA vai lançar a primeira Conferência Internacional das Favelas que integra agenda do G20 social

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.com Por trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

Em parceria com a Unesco, a inauguração acontecerá na próxima segunda (29) e marca a primeira de  uma série de conferências em mais de 3 mil favelas no Brasil

A Central Única das Favelas (CUFA), a Frente Nacional Antirracista e a Frente Parlamentar das Favelas lançam na próxima segunda (29) a Conferência Internacional das Favelas (CIF 20), em cerimônia no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro. Com apoio do governo e prefeitura do Estado do Rio, TV Globo e Trace, e chancela da Unesco, o evento integra a agenda G20 social e pretende colocar as favelas no mapa do G20, organizando questões sociais e econômicas  para esses territórios periféricos. 

A data marca a primeira Conferência de uma sucessão que acontecerá até setembro, em mais de 3 mil favelas pelo Brasil e em outros 41 países. Celso Athayde, fundador da CUFA, diz que essas conferências pretendem ampliar a comunicação entre os moradores das periferias de todos os continentes. “Os movimentos sociais de todo o mundo têm a chance de juntar suas agendas e levar para a mesa, onde as protagonistas serão as soluções propostas por todos”, afirma.

As conferências pautarão os quatro eixos seguintes: 1) a redução das desigualdades,  combate à fome e à pobreza; 2) sustentabilidade; 3) direitos humanos, raça e gênero; e 4) desafios globais enfrentados pelas favelas e periferias;

As demandas produzidas pelas favelas e periferias das mais de 80 cidades ao redor do mundo que receberão a CIF20 em 2024 serão reunidas pelos seus organizadores e levadas ao Fórum Internacional das Favelas, que este ano irá acontecer no mês de setembro na Cidade do Rio de Janeiro. Esse Fórum não tem necessariamente relação com o G20, mas este ano os dois eventos acontecem no mesmo período e é oportuno que as agendas sejam combinadas.

“Estamos muito contentes em apoiar essas iniciativas que coincidem com a Presidência do Brasil no G20. A parceria da UNESCO com a CUFA é antiga, tem mais de 20 anos e nos permite compartilhar com o mundo a potência das favelas, contribuindo para que o conhecimento produzido aqui esteja disponível para todos”, declarou a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

As ações da CIF20 serão realizadas e produzidas pelas CUFAs locais e contarão com a presença de Celso Athayde e seu filho caçula, Marcus Vinícius Athayde. Essas conferências serão divididas em fases ao longo dos meses de abril, maio, junho e julho. A primeira fase acontecerá nos seguintes países: Brasil (29 de abril), Luxemburgo (5 de maio), Suécia (8 de maio), Cazaquistão (9 de maio), Rússia (11 de maio), Uzbequistão (12 de maio), Bélgica (13 de maio), Inglaterra (16 de maio), República Centro Africana (18 de maio), República Democrática do Congo (20 de maio) e Moçambique (22 de maio), e irão contar com a visita de Celso Athayde e seu filho, Marcus Vinícius Athayde.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img