26 C
Rio de Janeiro

Contratos para três missões ambientais de alta prioridade assinados

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

ESA / Formulários / Observando a Terra / Copérnico

Hoje, a Agência Espacial Europeia (ESA) assinou contratos com a Thales Alenia Space, na França e na Itália, e com a Airbus, na Espanha, para construir três das novas missões de alta prioridade do satélite Copernicus: CHIME, CIMR e LSTM, respectivamente. Cada missão é definida para ajudar a enfrentar os principais desafios ambientais, como a gestão sustentável da agricultura, segurança alimentar, o monitoramento do gelo polar apoiando a Política Integrada da UE para o Ártico, e tudo será usado para compreender as mudanças climáticas.

Há seis missões de expansão de alta prioridade do Sentinel do Copernicus planejadas para complementar os recursos atuais do Sentinel e atender às prioridades e lacunas da política da UE nas necessidades dos usuários do Copernicus.

O desenvolvimento e as operações destas missões de expansão Sentinel serão co-financiados pela Comissão Europeia e a ESA, sujeito à disponibilidade orçamental. Esses novos contatos industriais dão início às principais fases de projeto das missões, com a continuação a ser confirmada em 2021.

A ESA assinou recentemente contratos para o desenvolvimento de duas das outras seis missões: a missão Copernicus de Monitorização do Dióxido de Carbono e a missão Copernicus Polar Ice and Snow Topography Altimeter.

Esses três novos contratos também surgem em um momento em que a indústria e os negócios estão sofrendo os efeitos da pandemia COVID-19.

O Diretor de Programas de Observação da Terra da ESA, Josef Aschbacher, disse: “Estamos entusiasmados em assinar hoje esses contratos com a indústria. Não apenas porque, uma vez construída, cada missão abordará desafios ambientais reais e promoverá o programa emblemático da Europa Copernicus, mas também porque precisamos ajudar a manter os nossos parceiros industriais em boa forma durante o COVID-19, que trouxe danos incalculáveis à economia e à segurança do emprego Apesar dos problemas em torno do COVID-19, é fundamental que continuemos a forjar novas tecnologias espaciais e continuemos a desenvolver, construir e lançar satélites que levam a novos conhecimentos e serviços que, em última análise, beneficiam toda a humanidade”.

Com um contrato no valor de € 455 milhões, a Thales Alenia Space France liderará o desenvolvimento da missão Copernicus Hyperspectral Imaging, CHIME. O contrato foi assinado na presença de Bruno Le Maire, Ministro da Economia e Finanças da França. A missão levará um espectrômetro infravermelho visível exclusivo para ondas curtas.

Ele fornecerá observações hiperespectrais de rotina para dar suporte a serviços novos e aprimorados para o manejo sustentável da agricultura e da biodiversidade, bem como para caracterizar as propriedades do solo, o que é fundamental para a saúde da vegetação. A missão complementará o Copernicus Sentinel-2 para aplicações como mapeamento da cobertura da Terra.

A ESA assinou o contrato para o desenvolvimento do Radiómetro de Microondas Copernicus Imaging, missão CIMR, com a Thales Alenia Space Italy na presença do Subsecretário do Conselho de Ministros da Itália, Riccardo Fraccaro. O contrato tem um valor de € 495 milhões.

Carregando um novo radiômetro de micro-ondas multifrequência de ‘varredura cônica’, a missão irá medir a temperatura da superfície do mar, a concentração de gelo marinho e a salinidade da superfície do mar. Ele também observará uma ampla gama de outros parâmetros do gelo marinho, como a espessura do gelo marinho e sua deriva. O CIMR está sendo desenvolvido em resposta aos requisitos de alta prioridade das principais comunidades de usuários do Ártico e apoiará a Política Integrada da UE para o Ártico.

O contrato, no valor de 380 milhões de euros, para a missão de Monitorização da Temperatura da Superfície Terrestre Copernicus, LSTM, foi assinado com a Airbus Espanha na presença de Pedro Duque, Ministro espanhol da Ciência e Inovação.

É a primeira vez que a Espanha lidera o desenvolvimento de uma missão Copernicus Sentinel. O LSTM carregará de alta sensibilidade espacial-temporal com um sensor infravermelho térmico para fornecer observações da temperatura da superfície terrestre. A análise de dados de satélite para mapeamento, monitoramento e previsão dos recursos naturais da Terra ajuda a entender o que, quando e onde as mudanças estão ocorrendo. Em particular, esta missão responderá às necessidades dos agricultores europeus de tornar a produção agrícola mais sustentável à medida que aumenta a escassez de água e ocorrem mudanças no ambiente.

Embora esses contratos sejam para o desenvolvimento dessas três novas missões emocionantes, a implementação completa depende de acordos adicionais. Isto inclui um acordo entre a ESA e a Comissão Europeia, incluindo uma decisão positiva conjunta da Comissão e da ESA e seus Estados-Membros de ir da Fase B2 para a Fase C/D para as missões de protótipo e para adquirir as unidades satélite recorrentes. Este ponto de decisão está previsto para o segundo semestre de 2021.

O emblemático programa europeu Copernicus fornece dados de observação da Terra e in situ, bem como uma ampla gama de serviços de monitoramento e proteção ambiental, monitoramento do clima e avaliação de desastres naturais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus.

A Copernicus é o maior fornecedor de dados de observação da Terra do mundo – e enquanto a UE está à frente deste programa de monitorização ambiental, a ESA desenvolve, constrói e lança os satélites dedicados. Ele também opera algumas das missões e garante a disponibilidade de dados de missões de terceiros.

O Chefe da Unidade de Observação da Terra da Comissão Europeia, Mauro Facchini, afirmou: “Construído na cooperação entre a Comissão Europeia e a ESA, o Copernicus tem sido um sucesso notável não só para a Europa, mas também para o resto do mundo. Os principais dados ambientais e produtos derivados estão disponíveis gratuitamente para serviços e usuários de dados para melhorar a vida diária de todos os cidadãos. Estamos extremamente satisfeitos que esses contratos sejam um passo importante para a expansão do conjunto de satélites que fornecem informações críticas, promovendo o programa Copernicus como um todo”.

FONTE:

https://www.esa.int/Applications/Observing_the_Earth/Copernicus/Contracts_signed_for_three_high-priority_environmental_missions

13/11/2020

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img