26 C
Rio de Janeiro

Prêmio Megafone de Ativismo abre inscrições para terceira edição celebrando o ativismo social e ambiental brasileiro

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Prêmio inclui 14 categorias e expectativa é que ações sobre as mudanças climáticas marquem presença entre os inscritos

O Prêmio Megafone de Ativismo, que se tornou uma referência no reconhecimento e valorização do ativismo social e ambiental no Brasil, está com inscrições abertas. São 14 categorias, abrangendo desde ações clássicas, como manifestações e ação direta, até formas contemporâneas, como ativismo digital, memes e humor na internet, além de música, arte de rua, documentário, fotografia, e reportagem de mídia independente. As inscrições  são  gratuitas  e  podem  ser  feitas  até  9  de  fevereiro  no site https://www.megafoneativismo.org.

Os organizadores do prêmio incentivam a inscrição de ações locais e não só as que tiveram alcance nacional, reconhecendo que cada pequena ação pode ter um impacto significativo na realidade das pessoas. Aberto a participantes de todo o Brasil, com ênfase especial no envolvimento da juventude, o Prêmio Megafone busca destacar e reconhecer a luta por direitos humanos, sociais e ambientais necessárias a um desenvolvimento sustentável e inclusivo do Brasil. A cada edição, o Prêmio Megafone reúne as iniciativas mais emblemáticas do ano, criando uma galeria que preserva a memória da história recente do nosso país. Cada premiado receberá um troféu artístico confeccionado pelo renomado artivista Mundano.

O artivismo, destaque fundamental do prêmio, é reconhecido como uma ferramenta crucial de sensibilização e engajamento para enfrentar desafios culturais e estruturais em meio à atual crise humanitária. Em um contexto de mudanças climáticas, conflitos, e violências cotidianas, a arte ativista desempenha um papel vital na construção de uma nova imaginação política.

Desde sua primeira edição em 2021, o Prêmio Megafone tem sido um reflexo das preocupações mais prementes da sociedade brasileira. Se em 2021, a pandemia e a destruição ambiental estiveram em destaque, e em 2022, a defesa da democracia e da

Amazônia foram centrais, em 2023, os impactos das mudanças climáticas ganharam relevância, além dos problemas históricos persistentes no Brasil, como o racismo, a desigualdade, a violência e a impunidade.

As inscrições serão avaliadas por um júri composto por ativistas selecionados pelas organizações que compõem a Coalizão Megafone, responsável pela realização do prêmio. As organizações parceiras incluem Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF Brasil, Engajamundo, Sumaúma Jornalismo, Associação Intercultural de Hip- Hop Urbano da Amazônia (AIHHUAM), Hivos Brasil e o programa Vozes Pela Ação Climática Justa (VAC).

Conheça as categorias:

AÇÃO DIRETA – Ação ativista em formato presencial e direto, como ocupar algum espaço para impedir uma injustiça ou reivindicar direitos (esses são exemplos comuns, mas há muitos outros possíveis). Pode ser inscrita qualquer ação direta que tenha acontecido em 2023, no Brasil, e que possa ser mostrada de alguma forma (vídeo, foto, notícia etc).

ARTE DE RUA – Arte de rua ativista, pode ser grafite, lambe-lambe, intervenção, performance, projeção em vídeo ou qualquer outra linguagem artística que tenha acontecido na rua, em 2023, no Brasil, e que possa ser mostrada de alguma forma (vídeo, foto, notícia etc).

CARTAZ EM MANIFESTAÇÃO – Cartaz ativista feito para alguma manifestação que tenha acontecido na rua em 2023, no Brasil, e que possa ser mostrado de alguma forma (vídeo, foto, notícia etc).

CIDADÃO INDIGNADO – Desabafo indignado, presencial ou nas redes sociais, em vídeo, áudio ou outro formato, que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e que tenha sido publicado e compartilhado em redes sociais em 2023.

DOCUMENTÁRIO – Documentário audiovisual ativista, de curta-metragem, que retrate alguma realidade social ou ambiental brasileira e tenha sido lançado em 2023.

FOTOGRAFIA – Foto (jornalística ou amadora) que retrate alguma realidade social ou socioambiental brasileira e que tenha sido publicada em 2023 em algum veículo de mídia independente ou diretamente nas redes sociais.

JOVEM ATIVISTA – Ativista de 18 a 24 anos que lute por causa social ou socioambiental brasileira e que tenha se destacado em 2023.

MARCHA OU MANIFESTAÇÃO DE RUA – Marcha ou manifestação ativista que tenha acontecido na rua, em 2023, no Brasil, e que possa ser mostrada de alguma forma (vídeo, foto, notícia etc).

PERFIL DE REDE SOCIAL – Perfil ativista em rede social, que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha se destacado em 2023.

MEME OU HUMOR NA INTERNET – Meme ou conteúdo de humor ativista, pode ser vídeo, foto, charge, imagem, gif, áudio ou qualquer formato possível, que tenha sido publicado em 2023 e compartilhado em redes sociais no Brasil.

MÚSICA OU VIDEOCLIPE – Música ativista (com ou sem videoclipe), de qualquer gênero musical, que retrate alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha sido lançada em 2023.

REPORTAGEM DE MÍDIA INDEPENDENTE – Reportagem jornalística que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha sido publicada em 2023, em veículo de mídia independente, em formato escrito, audiovisual ou outros (podcast, por exemplo).

MEGAFONE DO ANO* – Dedicado a algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro que tenha se destacado em 2023.

*Não haverá inscrições nesta categoria (os indicados serão selecionados diretamente pelo júri).

PRÊMIO DO JÚRI* – Dedicado ao conjunto da trajetória de luta de algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro.

*Não haverá inscrições nesta categoria (os indicados serão selecionados diretamente pelo júri).

Para mais informações sobre o Prêmio Megafone de Ativismo 2024, acesse o site oficial: https://www.megafoneativismo.org.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img