Festival Curicaca acontece de 7 a 11 de outubro no estádio Arena BRB e será palco para o protagonismo feminino sobre impactos no clima e na política. Estimativa é que cerca de 100 mil pessoas participem do evento
Entre os dias 7 e 11 de outubro, a capital federal sediará o Festival Internacional sobre Inovação e Sustentabilidade na Indústria, o Festival Curicaca. O evento, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em sintonia com diversos parceiros privados e públicos, receberá programação especial da “Bancada Feminina na COP30”, que marcará o lançamento histórico da Carta das Mulheres para a COP30, a ser levada em novembro, na conferência da ONU, em Belém (PA).
A Carta será fruto de um processo colaborativo que reúne coletivos, institutos e grupos educacionais de todo o país, com o objetivo de dar voz às mulheres nas políticas climáticas e na construção de um novo futuro político para o Brasil. A iniciativa será lançada no estádio Arena BRB, em Brasília, em um espaço inédito de diálogo inclusivo, escuta ativa e construção coletiva, destacando o papel das mulheres na luta climática e na política.
Os organizadores esperam ainda a presença de lideranças políticas regionais, incluindo prefeitas, vereadoras e representantes de diferentes estados, fortalecendo a conexão entre experiências locais e decisões políticas bem como a sugestão de propostas para a Carta das Mulheres para a COP30. O público também poderá contribuir com sugestões durante debates e atividades interativas, garantindo que o documento reflita experiências e demandas de mulheres de diferentes localidades das regiões brasileiras.
A coordenadora do evento, Gabriela Rollemberg, lembra que as mulheres e meninas representam “80% das pessoas mais impactadas pela emergência climática, mas permanecem sub-representadas nas decisões políticas”. Portanto, a Carta buscará “propor políticas públicas concretas, legislações e incentivos para enfrentar os efeitos da crise climática, fortalecendo redes de apoio e representação feminina”.
A coordenação da produção da Carta é realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, que mobiliza mais de 135 mil mulheres, juntamente com as organizações Quero Você Eleita, AzMina, Elas Pedem Vista e Elas no Poder. Para Andreia Schroeder, diretora de relações institucionais e políticas públicas do Grupo Mulheres do Brasil, “a parceria reforça o propósito do Grupo de atuar em defesa de políticas públicas inclusivas e interseccionais, com protagonismo de mulheres e meninas na construção da resiliência climática.” A metodologia participativa está sendo desenvolvida pelo Grupo Ser Educacional/UNINASSAU, especialista em dinâmicas educativas e colaborativas.
O Festival de Inovação Política: Bancada Feminina na COP 30também terá programação artística com intervenções de Clara Ferro, cantora, compositora e poeta pernambucana, e Joana Terra, musicista e poeta, que se apresentarão nos dois dias com performances musicais e poéticas integradas aos debates. A cenografia será assinada pelo artista plástico e designer Leopoldo Nóbrega, conhecido por unir arte, cultura e sustentabilidade em projetos de grande impacto, como a escultura do Galo da Madrugada.
O evento conta com o apoio do Google.org e patrocínio da ABDI, Sistema FIBRA e Correio Braziliense, entre outros.
Contribuições à Carta das Mulheres para a COP30 poderão ser enviadas ao e-mail querovoceeleita@gmail. com.
Programação “Bancada Feminina na COP30”
Dia 1 – 07/10 (Terça-feira)
09h – Abertura institucional
- Realizadoras: Gabriela Rollemberg (Quero Você Eleita) e Ana Carolina Araújo (Instituto AzMina)
- Convidadas: Senadora Professora Dorinha (UNIÃO-TO, Coord. da Bancada Feminina no Senado) e Deputada Jack Rocha (PT-ES, Coord. da Bancada na Câmara Federal)
09h30 – 11h30 | Eixo 1: Biomas e Territórios
- Facilitadora: Denise Rothenburg (Correio Braziliense)
- Convidadas:
- Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS, Pantanal)
- Deputada Estadual Marina Helou (REDE-SP, Mata Atlântica)
- Vereadora Aava Santiago (PSDB-GO, Cerrado)
- Deputada Daiana Santos (PCdoB-RS, Pampas)
- Senadora Jussara Lima (PT-CE, Caatinga)
- Senadora Eliziane Gama (PSD-MA, Amazônia)
11h30 – 12h30 | Debate: Pontes entre progressistas e conservadoras
- Facilitadora: Perpétua Almeida (ABDI)
- Convidadas: Deputada Soraya Santos (PL-RJ) e Deputada Benedita da Silva (PT-RJ)
14h00 – 14h10 | Abertura especial
Tema: “Antes que Aconteça” – Programa nacional de prevenção à violência contra a mulher
- Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB, 1ª Secretária da Mesa do Senado)
14h10 – 16h | Eixo 3: Economia Verde e Inovação
- Facilitadora: Adriana Vasconcelos (jornalista, Quero Você Eleita)
- Convidadas: Marina Silva (Ministra, REDE-SP), Sônia Guajajara (Ministra, PSOL-SP), Agnes da Costa (ANEEL), Júlia Cruz (MDIC), Senadora Leila Barros (PDT-DF), Deputada Marussa Boldrin (MDB-GO), Gilda Gomes (The Planet)
16h – 18h | Eixo 4: Financiamento e Parcerias Estratégicas
- Facilitadora: Juliana Bueno (Google)
- Convidadas:
- Margarete Coelho (PP-PI, SEBRAE Nacional)
- Tereza Campello (BNDES, ex-Ministra MDS)
- Flávia Duarte Nascimento (MPO)
- Mônica Monteiro (WBA/BRICS)
- Prefeita Marília Campos (PT-MG, Contagem)
Dia 2 – 08/10 (Quarta-feira)
09h – 09h20 | Abertura institucional
Tema: Governança ESG e Impacto Social na Educação
- Convidada: Adriane Mendes (Grupo SER Educacional/UNINASSAU)
09h20 – 10h | Eixo 5: TED Alike – “Por que quero mulheres eleitas?”
- Gabriela Rollemberg (advogada, cientista política, Quero Você Eleita)
10h – 12h | Eixo 6: Construção de Redes Femininas
- Facilitadora/palestrante: Ana Carolina Araújo (AzMina)
- Convidadas: Marta Livia Suplicy (FIESP / Instituto Virada Feminina), Michelle Ferreti (Alziras), Kamila Camilo (Instituto Oyá), Raquel Branquinho (MPF), Ana Carolina Caputo Bastos (Grupo Mulheres do Brasil), Raquel Andrade (Elas no Poder), Ani Sanders (Mulheres de Fibra), Júlia de Baére (Elas Pedem Vista)
14h – 16h | Eixo 7: Mulheres no Poder
- Facilitadora: Mariana Covre (Quero Você Eleita)
- Convidadas:
- Maria Elizabeth Rocha (Presidente do STM)
- Deputada Renata Abreu (Presidente do Podemos)
- Deputada Eliana Bayer (REP-RS, UNALE)
- Selma Lúcia Lira Beltrão (EMBRAPA)
- Ana Cristina Ferro Blasi (Desembargadora do TRF4/TRE-SC)
16h – 18h | Eixo 8: Sustentabilidade, Educação, Cultura e Cidadania
- Facilitadora: Cláudia Leitão (Secretária de Economia Criativa/MinC)
- Convidadas: Senadora Teresa Leitão (PT-PE), Deputada Tábata Amaral (PSB-SP), Prefeita Elisa Araújo (PSD-MG, Uberaba), Isabella de Roldão (PDT-PE, Recife), Coronel Solange Ribeiro (Instituto dos Bombeiros do Brasil), Tashi Fáveri (Rede Nacional de Educação Cidadã)
18h – 20h | Construção coletiva da Carta das Mulheres para a COP30
- Coordenação: Grupo Mulheres do Brasil, Quero Você Eleita, Instituto AzMina, Elas Pedem Vista, Elas no Poder e Grupo SER Educacional.
20h – Festa de encerramento dentro do Festival Curicaca
Exposição permanente
Tema: Bancada Feminina: passado, presente e futuro
Curadoria do Correio Braziliense, conectando memórias históricas da luta por justiça climática, equidade de gênero e participação política, projetando também os horizontes do futuro.