Realizado pela organização Planetapontocom, o evento contou com a presença de autoridades políticas e nomes importantes no cenário cultural nacional
Ontem (19), foi realizada a cerimônia de premiação ‘Melhores Práticas: Esse Rio é Meu’, organizado pelo Planetapontocom e com o apoio da Águas do Rio, que reconheceu o trabalho de 100 projetos de escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro na recuperação e preservação de rios e córregos da cidade. O evento reuniu representantes de mais de 80 instituições de ensino e personalidades como a escritora Conceição Evaristo, o ator Paulo Betti e os cantores e compositores Kleiton e Kledir.
Para Silvana Gontijo, presidente do Planetapontocom, o prêmio, que acontece desde 2022, é uma resposta e concretização de sonhos. “O ‘Esse Rio é Meu’ tem o papel de confirmar que, quando você tem uma crença e faz com que ela aconteça, isso vira uma realidade de transformação. Para nós, é uma consagração que produz resultados magníficos.”, destaca ela.
“Nós acreditamos na realização dos projetos dentro das unidades escolares. O cognitivo não acontece sozinho; se não tivermos ações que toquem no emocional, no social e no cultural, não faremos o nosso aluno sair como um ser completo nas suas múltiplas dimensões”, aponta Jô Brilhantino, coordenadora de educação integral da subsecretaria de ensino da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
A escritora Conceição Evaristo falou sobre a importância da inserção de crianças e jovens em projetos sustentáveis: “Quanto mais a criança e o jovem chegarem à conclusão de que eles também têm responsabilidade sobre a cidade, mais se sentirão inseridos no contexto de direitos e deveres. Pensar na sustentabilidade da cidade é pensar na sustentabilidade da vida”.
Sinval Andrade, diretor institucional da Águas do Rio, acredita que o apoio ao projeto reforça o compromisso da empresa com a preservação ambiental: “Entendemos que a aplicação de práticas sustentáveis no dia a dia é essencial para garantir um futuro mais equilibrado e consciente. Com o ‘Esse Rio é Meu’, reafirmamos nosso compromisso com a preservação dos recursos hídricos, indispensáveis para a construção de um planeta melhor”.
A Premiação
Ao todo, foram recebidas 248 inscrições de projetos. Uma comissão composta por membros da Planetapontocom, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e de representantes de outras instituições selecionou as 100 melhores, que foram homenageadas no evento.
As 11 que mais se destacaram nos quesitos inovação, impacto ambiental, engajamento da comunidade e interdisciplinaridade receberam, ainda, projetores multimídia para as escolas e os professores responsáveis foram premiados com notebooks como forma de incentivo e reconhecimento.
Professores e alunos trabalharam o tema da recuperação de rios e córregos a partir de diferentes abordagens como peças teatrais, exposições de arte e até a construção de um filtro para evitar o desperdício de bebedouros.
“Com a experiência, os alunos tiveram aumento no nível de responsabilidade com a escola, no cuidado com o espaço, e com os recursos naturais. Todos aprendemos juntos”, declara Monica Souza, professora de Ciências da E.M. José de Alencar.
As escolas contempladas foram:
● Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida
● Escola Municipal José de Alencar
● Escola Municipal Antônio Pereira
● Espaço de Desenvolvimento Infantil Sargento Jorge Faleiro Souza
● Creche Municipal Mané Garrincha
● CIEP Glauber Rocha
● Escola Municipal Dom Pedro I
● Escola Municipal Henrique de Magalhães
● CIEP Herivelto Martins
● Escola Municipal Liberdade
● Escola Municipal Tenente Antônio João
Sobre o Programa ‘Esse Rio é Meu’
Voltado para alunos do Ensino Fundamental, o programa “Esse Rio é Meu” conta com patrocínio da concessionária Águas do Rio e promove uma abordagem educativa e comunitária para a preservação ambiental. Com atuação em mais de 1.500 escolas municipais do Rio de Janeiro, o projeto já virou lei municipal, a 6.535/2019. Além disso, a iniciativa já trabalhou com a recuperação e preservação de 267 rios e córregos, alcançou 38.500 professores e 640.000 estudantes. O projeto trabalha com metodologias interdisciplinares que incentivam o protagonismo infanto-juvenil, com atividades como visitas a bacias hidrográficas, “aulas vivas” e projetos de pesquisa, que estimulam a comunidade escolar a refletir sobre o papel de cada um na recuperação dos rios e na promoção de um ambiente sustentável.