24.5 C
Rio de Janeiro

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições para o ciclo de 2023

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

A mais importante premiação do mundo em sustentabilidade convida Pequenas e Médias Empresas, Organizações Não-Governamentais e escolas secundárias ao redor do mundo a se inscreverem até o prazo de 6 de julho

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade, prêmio global pioneiro dos Emirados Árabes Unidos para reconhecer organizações e escolas de ensino médio com soluções de sustentabilidade, anuncia oficialmente que o ciclo de 2023 já está aberto para inscrições. As inscrições serão aceitas até 6 de julho de 2022, pelo portal online do prêmio. Pequenas e médias empresas, organizações não-governamentais e sem fins lucrativos e escolas de ensino médio ao redor do mundo com soluções de sustentabilidade são convidadas a se inscrever em uma das cinco categorias do prêmio: Saúde, Alimentação, Energia, Água e Ensino Médio Global.

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade é o maior e mais importante prêmio do mundo no que diz respeito a reconhecimento de soluções sustentáveis e humanitárias. Durante o ciclo 2022, a premiação recebeu um recorde de 4.000 inscritos, marcando um aumento significativo de 68,5% nas inscrições em comparação com o ciclo anterior – além de um recorde de 151 países.

A respeito da abertura do ciclo de inscrições para 2023, H.E. Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos e Diretor-Geral do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, disse que, nos últimos 14 anos, o prêmio cumpriu com orgulho seu objetivo de reconhecer e recompensar as realizações daqueles que são motrizes de impactantes, inovadoras e inspiradoras soluções de sustentabilidade. “À medida que continuamos a construir esse legado, esperamos premiar o próximo quadro de pioneiros em sustentabilidade, que impulsionarão mudanças ambientais e sociais reais e gerarão um impacto positivo ainda maior no mundo”. H.E. Al Jaber acrescentou que os jovens continuam sendo um foco integral do prêmio, que está comprometido em capacitar um número ainda maior de futuros líderes de sustentabilidade, fornecendo-lhes uma plataforma para transformar suas ideias ousadas em realidade, com a categoria Global High Schools.

“O Prêmio Zayed de Sustentabilidade continua a ser um parceiro firme e líder de pensamento no desenvolvimento sustentável internacional. Ao ampliar o trabalho crítico que está sendo feito globalmente em saúde, energia, alimentos e água e facilitar a entrega dessas soluções a comunidades vulneráveis em todo o mundo por meio dos vencedores do prêmio, ajudamos a transformar a vida de mais de 370 milhões de pessoas”, disse H.E. Dr. Sultan Ahmed Al Jaber.

O fundo anual de 3 milhões de Dólares (cerca de 15 milhões de Reais) do Prêmio Zayed de Sustentabilidade recompensa os vencedores com 600 mil Dólares (pouco mais de 3 milhões de Reais) em cada categoria. A categoria Global High Schools é dividida em seis vencedores ao redor do mundo, sendo que cada escola vencedora recebe 100 mil Dólares (aproximadamente 500 mil Reais) para iniciar ou expandir ainda mais seu projeto. As seis regiões mundiais da categoria Global High Schools são as Américas, Europa e Ásia Central, Oriente Médio e Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Leste Asiático e Pacífico.

Inspirado pela sustentabilidade e pelo legado humanitário do fundador dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, o prêmio reconheceu, até o momento, um total de 96 vencedores cujas soluções ou projetos escolares liderados por estudantes transformaram positivamente a vida de milhões.

Embora os formulários de inscrição variem por categoria, os elementos principais de cada inscrição estão nas formas inovadoras, impactantes e inspiradoras pelas quais a tecnologia, os aplicativos e as soluções propostas visam transformar a vida das pessoas para melhor.

Para as categorias Saúde, Alimentos, Energia e Água, as organizações devem demonstrar que estão melhorando o acesso a produtos ou serviços essenciais e têm uma visão de longo prazo para melhorar condições de vida e de trabalho. Na categoria Global High Schools, os projetos devem ser liderados pelos alunos, com ênfase no envolvimento ativo dos estudantes nos processos de planejamento, implementação e monitoramento.

Vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2019 Foto: Mohamed Al Hammadi / Ministry of Presidential Affairs

América Latina teve vencedor em 2022

Representando a América Latina, a startup argentina Mamotest foi a grande vencedora na categoria Saúde na premiação de 2022, com uma abordagem inovadora da imagem médica através do uso de centros de telerradiologia em áreas mal servidas. Os esforços da Mamotest contribuíram para aumentar o acesso a diagnósticos e serviços de salvamento de vidas com análises remotas que fornecem a 582.697 beneficiários afetados pelo câncer de mama acesso a cuidados de saúde de qualidade. A Mamotest planeja expandir seus serviços para mais de 1 milhão de pessoas ao longo de cinco anos. Em tempo, pela primeira vez desde a criação do prêmio, em 2021 o Brasil foi o campeão de inscritos entre os países da América Latina.   

Em 2013, José Goldemberg, professor emérito e ex-diretor do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo), foi o vencedor do Prêmio Zayed de Sustentabilidade na categoria Life Achievement (“realização de vida” em tradução livre), concedido a profissionais de destaque na área de energia renovável e que já teve entre os homenageados o ex-vice-presidente americano Al Gore. O físico, que já foi Ministro da Educação, Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e Reitor da USP, recebeu o prêmio de US$ 100 mil Dólares.

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade tem um processo de avaliação em três etapas, começando com a “due diligence”, realizada por uma consultoria independente de pesquisa e análise. Isso identifica as entradas qualificadas e resulta na seleção de candidatos elegíveis. Depois disso, as avaliações são realizadas por um “comitê de seleção”, composto por painéis específicos por categorias com especialistas internacionais independentes. A partir desta lista de candidatos, os finalistas são escolhidos e enviados ao júri do prêmio, que elege por unanimidade os vencedores em todas as cinco categorias.

Os vencedores serão anunciados em 2023 durante uma cerimônia de premiação como parte da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW).

Sobre o Prêmio Zayed de Sustentabilidade 

Estabelecido pela liderança dos Emirados Árabes Unidos, em 2008, para homenagear o legado de seu fundador, o falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, o Prêmio Zayed de Sustentabilidade é o prêmio global pioneiro dos Emirados Árabes Unidos, direcionado para sustentabilidade e soluções humanitárias em todo o mundo.

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade reconhece e recompensa pequenas e médias empresas (PMEs), organizações sem fins lucrativos (ONGs) e escolas de ensino médio ao redor do globo que estão comprometidas em acelerar soluções sustentáveis de impacto.

Nos últimos 14 anos, o prêmio contemplou 96 vencedores. Coletivamente, eles impactaram positivamente a vida de mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo. As categorias do Prêmio Zayed de Sustentabilidade são Saúde, Alimentação, Energia, Água e Ensino Médio Global.

Março 2022

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img