29 C
Rio de Janeiro

Hollywood conhece o real custo do ouro?

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Premiados do Oscar receberão estatueta de divindade Yanomami em ação para chamar atenção para a extração ilegal do metal e crise humanitária de povo indígena

Maior grupo indígena da Floresta Amazônica, os Yanomami criaram uma versão alternativa da estatueta do Oscar. Sem utilizar o ouro como matéria prima, o objeto tem o formato da divindade Omama e será enviado aos vencedores da mais renomada premiação do cinema mundial. A ideia é chamar a atenção global para a crise humanitária do povo indígena provocada pela extração ilegal do metal.

Antes dos premiados receberem a estatueta, vinte dos principais indicados ao Oscar receberão pelas redes sociais um recado em vídeo de Junior Hekurari Yanomami, líder da Urihi Associação Yanomami (veja aqui). Entre as estrelas que serão impactadas estão Angela Bassett, Jamie Lee Curtis, Kerry Condon, Stephanie Hsu, Hong Chau, Brendan Gleeson, Judd Hirsch, Brian Tyree Henry, Barry Keoghan, Ke Huy Quan, Brendan Fraser, Colin Farrell, Austin Butler, Bill Nighy, Paul Mescal, Andrea Riseborough, Cate Blanchett, Michelle Willias, Ana de Armas e Michelle Yeoh.

A ação também vai conduzir os artistas e o público a uma calculadora digital, que mostra o impacto social e natural de cada grama de ouro ilegal para a Floresta Amazônica e o povo Yanomami. “Na sua cultura, ouro significa sucesso. Para o meu povo, para a floresta e as criaturas que ainda restam na Amazônia, significa morte e destruição”, diz Junior.

Em 2021, 54% do ouro comercializado no Brasil tinha indícios de ilegalidade em sua origem. Nos últimos anos, a exploração ilegal se intensificou nas terras indígenas Yanomami, causando a contaminação de rios e peixes por mercúrio, desmatamento da floresta e forte impacto social sobre a população indígena, o que levou a uma tragédia humanitária, ignorada pelas autoridades até recentemente. “Todos os participantes dessa premiação podem e já ajudaram muitas vezes a moldar o comportamento do mundo. Eles precisam saber qual é o custo real do ouro ilegal e ajudar a espalhar essa mensagem, para que possamos ver mudanças”, completa o líder Yanomami.

Para saber mais sobre o projeto, visite: https://thecostofgold.com/

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img