19.8 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Jardim Botânico do Rio e IBAMA/PrevFogo assinam acordo de cooperação inédito

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Foi publicado dia 30/12/21, no Diário Oficial da União o primeiro acordo de cooperação técnica entre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o IBAMA, ambos órgãos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente, por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo).

O JBRJ abriga, desde 2013, em seu território a Subsede do PrevFogo no Estado do RJ, atualmente base e referência para a atuação do Centro em toda a região Sudeste, mas nunca havia formalizado um instrumento de atuação conjunta.

O objetivo principal é contribuir para prevenir focos de incêndio dentro da área verde do JBRJ, abrangendo, entre outros, o Arboreto, o remanescente de Mata Atlântica e o Horto Florestal.

Pelo acordo, o JBRJ permite a utilização, pelo PrevFogo, do imóvel para guarda de equipamentos e para funções relativas ao desempenho de ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e dará capacitação para os brigadistas do PrevFogo em técnicas de plantio de mudas, ampliando a capacidade desse grupo na missão de preservação do meio ambiente.

O PrevFogo, por sua vez, adotará medidas com o objetivo de evitar e suprimir danos que possam vir a ser causados em função de possíveis ocorrências de propagação de focos de incêndios florestais no interior do Jardim, envolvendo, inclusive, a capacitação e o treinamento periódico dos funcionários do JBRJ. Promoverá também iniciativas para o público visitante, disseminando noções básicas e demonstrações de ações para prevenção e combate a incêndios.

“As equipes técnicas se uniram para a elaboração do acordo, que é especialmente importante para o JBRJ uma vez que o risco de incêndio é considerado um dos riscos estratégicos para a instituição, que abriga acervos botânico, histórico e cultural de valor inestimável” , destaca a presidente do JBRJ, Ana Lúcia Santoro. O acordo tem duração de cinco anos.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Publicidade -spot_img