Ações da Ypê garantem o uso responsável da água em todas as etapas de sua produção e contribuem para a conservação ambiental
Em 2025, a Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de limpeza e higiene do país, comemora 75 anos de história e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao celebrar 18 anos de parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Juntas, as organizações vêm contribuindo de forma significativa para a preservação dos recursos hídricos no bioma da Mata Atlântica por meio do projeto “Observando os Rios”, que monitora e busca melhorar a qualidade da água dos rios brasileiros.
Desde que foi criado, em 2015, o projeto “Observando os Rios” expandiu e hoje contempla 14 estados brasileiros com presença de Mata Atlântica. Com o apoio contínuo da Ypê, atualmente a iniciativa acompanha 112 rios em todo o Brasil, com a colaboração de aproximadamente 2.000 voluntários. O principal objetivo do projeto é capacitar cidadãos para monitorar a qualidade da água utilizando kits de análise desenvolvidos pela SOS Mata Atlântica, que fornecem parâmetros do Índice de Qualidade da Água (IQA). Os dados coletados subsidiam políticas públicas e reforçam a necessidade de ações contínuas para a recuperação dos rios no Brasil.
Sustentabilidade na Ypê
Outro pilar das iniciativas ambientais da Ypê é o projeto “Plantar Vida”, que visa fortalecer a segurança e a resiliência hídrica, mitigar riscos climáticos, ampliar a biodiversidade local e melhorar a qualidade da água do Rio Camanducaia, um importante curso d’água que abastece algumas regiões, especialmente a cidade de Amparo, no estado de São Paulo. Por meio do plantio de árvores nativas e da recuperação de matas ciliares, o Plantar Vida desempenha um papel essencial na conservação dos mananciais e na redução do assoreamento dos rios, garantindo água em qualidade e quantidade para as futuras gerações
O Projeto Águas da Ypê tem uma importância ímpar na preservação dos recursos hídricos, especialmente considerando os impactos ambientais gerados pela fabricação de sabão em pó. Esse processo de produção pode liberar partículas na atmosfera, que, quando transportadas pela chuva, podem ser levadas para as galerias pluviais e contaminar o sistema hídrico local. Para mitigar esse risco, a Ypê implementou um sistema automático de análise das galerias pluviais, que monitora a qualidade da água em tempo real e que, por meio de um sistema de comportas, se detectados níveis anormais de contaminantes, a água é retida em sistemas de contenção internos. O volume retido pode ser, então, reutilizado no processo produtivo ou destinado para tratamento externo. O projeto teve início em 2018, na planta de Salto (SP), com um investimento inicial de R$ 5,5 milhões e, em 2023, foi expandido para o complexo fabril de Amparo, sede da empresa, com um investimento total de R$ 27 milhões até 2026.
Em seu 75º aniversário, a Ypê reafirma seu compromisso com o meio ambiente ao promover iniciativas como “Observando os Rios”, “Plantar Vida” e “Projeto Águas”. Essas ações reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações. Os projetos se complementam, formando uma rede de ações que buscam garantir a saúde dos ecossistemas e a qualidade da água nas regiões onde a Ypê está presente.