Pela primeira vez na TV aberta, filme conta com a participação do ativista Davi Kopenawaserá Yanomami
A TV Cultura exibe o documentário A Última Floresta, inédito em TV aberta, neste domingo (22/12), às 22h, na faixa CineCult. Com direção de Luiz Bolognesi, o filme retrata os desafios para sobrevivência de um grupo Yanomami isolado na Amazônia frente a chegada de garimpeiros e povos brancos.
A narrativa mistura documentário e ficção, a fim de denunciar garimpos ilegais e o desmatamento da floresta por meio da figura do xamã e ativista Davi Kopenawa Yanomami. Ele tenta manter vivo os espíritos da floresta e as tradições, enquanto doenças e mortes são trazidas pelos estrangeiros na terra Yanomami, ao mesmo tempo que os jovens do povo indígena ficam encantados com os bens trazidos por eles.
O filme, que ganhou o prêmio Platino de 2022 (conhecido como “Oscar Latino”) como melhor documentário, também conta a história de Ehuana, uma indígena que vê seu marido desaparecer e tenta descobrir o que aconteceu através de seus sonhos.
Com a presença dos indígenas nativos como atores e de Kopenawa como ator e coassinante do longa-metragem, a produção também expõe a realidade da troca de armas e comida por segurança na floresta, violência sexual contra as mulheres e destruição ambiental entre yanomamis e garimpeiros.