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Natura anuncia apoio à campanha global para redefinição do Capitalismo

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Movimento Imperative 21 surgiu do Manifesto de Davos e tem como objetivo reinventar o modelo econômico para as gerações futuras.

A Natura anuncia apoio à campanha Imperative 21 que visa mobilizar o empresariado e a sociedade em prol da redefinição do capitalismo. O movimento foi lançado globalmente B Lab, The B Team, o CECP (Chief Executive for Corporate Purpose), Conscious Capitalism, Coalition for Inclusive Capitalism e Just Capital. A iniciativa visa atingir mais de 72 mil empresas em 80 países. No Brasil, a coalizão é formada pelo Sistema B (braço do B Lab na América Latina) e Instituto Capitalismo Consciente Brasil, com apoio da Rede Brasil do Pacto Global e Instituto Ethos.

Inspirada pelo Manifesto de Davos, o movimento global se baseia em três pilares de atuação: design para uma economia de interdependência; investimentos para que toda a cadeia produtiva seja mais justa e criação de valor para todos os stakeholders. A Imperative 21 reforça que somente a soma de todos pode gerar uma sociedade melhor. Para apoiar organizações a contribuírem para a criação desse novo modelo de capitalismo, a iniciativa também oferecerá ferramentas em seu site www.imperative21.com.br . A mobilização inclui ainda campanhas que propõem novas definições clássicas do capitalismo: salário mínimo, por exemplo, se transforma em salário justo e as imagens serão espalhadas em grandes centros urbanos pelo mundo.

Recentemente, a Natura se comprometeu com metas de impacto positivo que devem ser cumpridas em um prazo de dez anos. As ações fazem parte da Visão 2030 – Compromisso com a Vida desenvolvido pelo grupo Natura &Co – que reúne as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. Entre as metas, estão atingir zero emissões líquidas de carbono em toda cadeia produtiva; ampliar sua contribuição para a conservação da floresta amazônica (atualmente de 1.8 milhão de hectares para 3 milhões de hectares); implementar um modelo econômico circular focado em regeneração; garantir 100% de materiais reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis; compensar 100% da quantidade equivalente de embalagem onde a infraestrutura de reciclagem não existir; usar 95% de ingredientes renováveis e fórmulas biodegradáveis; e incentivo à pesquisa e desenvolvimento de mais soluções regenerativas.

“Ao anunciar apoio ao movimento Imperative 21, buscamos incentivar que mais empresas entendam a importância de promover impacto positivo pelo seu modelo de negócios. O futuro que deixaremos para nossas famílias será influenciado pelas decisões que tomarmos hoje. Direcionar os propósitos da empresa para além de gerar lucro é fundamental neste caminho.”, afirma Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura.

“A crise socioeconômica e ambiental que vivemos hoje é diretamente influenciada por um sistema exploratório que prioriza o lucro e a acumulação de capital. É um modelo produtivo e de relações empresariais que está em colapso e precisa ser revisto. Precisamos pensar em que sociedade gostaríamos de viver e nos unir para que as mudanças aconteçam, assumindo o protagonismo dessas ações. Com a Imperative 21, nos unimos na missão compartilhada de munir os líderes com os princípios de liderança do século 21 para guiarem as mudanças de forma consistente”, afirma Francine Lemos, Diretora Executiva do Sistema B.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 1.8 milhão de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn , Facebook e Instagram .

Sobre o B Lab

B Lab é uma organização sem fins lucrativos que atende a um movimento global de pessoas que usam os negócios como uma força do bem. As iniciativas do B Lab incluem a Certificação B Corp; administração da Avaliação de Impacto B, SDG Action Manager e B Analytics; e a criação e defesa de estruturas de governança corporativa que priorizem o valor das partes interessadas sobre o lucro dos acionistas. Até o momento, a comunidade global do B Lab inclui mais de 3.500 Empresas B certificadas, mais de 10.000 empresas que incorporaram governança de partes interessadas e mais de 100.000 empresas gerenciando seu impacto com a Avaliação de Impacto B e o SDG Action Manager. A comunidade abrange 151 setores diferentes em 70 condados em todo o mundo.

Sobre o Sistema B

O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no Brasil e América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. Tem no centro do movimento as Empresas B Certificadas – as melhores PARA o mundo e não DO mundo. São 170 Empresas B no Brasil e 624 na América Latina, todas compartilham o objetivo de redefinir o sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta.

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