27 C
Rio de Janeiro

BÚZIOS SEDIA CONGRESSO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM OUTUBRO

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Com o tema “Práticas Sustentáveis Rumo a 2030”, o balneário receberá pesquisadores, representantes governamentais, estudantes, empresários, catadores e sociedade  civil  para debater sobre gestão de resíduos sólidos, economia circular, inovação e clima.

A cidade de Búzios, conhecida pelas belezas naturais, será o cenário inspirador para a jornada em prol de um futuro mais sustentável. Entre os dias 24 e 27 de outubro, o município sediará o e CIRS Búzios – 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos em Búzios. O evento busca o aprimoramento da gestão de resíduos, que promove, além da preservação ambiental, a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida da população.

Realizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental, com apoio de diversas instituições como Prefeitura de Búzios, Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, FAPERJ, UNESCO e Firjan, o CIRS Búzios almeja fomentar ações concretas nos próximos sete anos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS da Agenda 2030 da ONU.

De acordo com o Banco Mundial, que alertou sobre os desafios crescentes no relatório “What a Waste 2.0: A Global Snapshot of Solid Waste Management to 2050”, a produção global de resíduos sólidos está projetada para atingir a alarmante marca de 3.4 bilhões de toneladas anuais até 2050. Esse aumento exponencial representa uma ameaça real à saúde pública, ao meio ambiente e ao desenvolvimento econômico.

“São diversos os riscos associados à gestão inadequada de resíduos, que impactam diretamente os ecossistemas e a vida das pessoas. A queima inadequada de resíduos, por exemplo, gera poluentes atmosféricos prejudiciais à saúde humana e a contaminação do solo e das águas também ameaça a qualidade de recursos naturais essenciais. Além disso, a poluição oceânica, causada em parte por resíduos sólidos mal gerenciados, coloca em risco a vida marinha e afeta o clima, questão urgente em nossa geração”, explica Ana Asti, Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro.

O CIRS Búzios surge como uma oportunidade para reunir profissionais engajados no propósito de encontrar soluções viáveis e eficazes para a questão dos resíduos sólidos.

CONGRESSO TERÁ ESPAÇO PARA ESTUDOS ACADÊMICOS

O congresso servirá ainda como plataforma para a divulgação dos estudos acadêmicos mais recentes na área, proporcionando uma visão aprofundada das tendências e tecnologias emergentes.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img