18.7 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

“Itaipu é um braço de vários ministérios”, diz Márcia Lopes em encontro com lideranças femininas

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.comPor trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

Em agenda em Foz do Iguaçu, nessa terça-feira (29), a ministra das Mulheres conheceu os convênios da Binacional voltados ao público feminino nas áreas social e ambiental

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, teve uma agenda extensa em Foz do Iguaçu (PR), nessa terça-feira (29). Após visitar as obras da futura Casa da Mulher Brasileira, financiada por Itaipu, ela participou de um encontro com lideranças femininas de projetos conveniados com a Binacional. No encontro, no Centro de Recepção dos Visitantes, ela pode conhecer as várias iniciativas apoiadas pela empresa voltadas ao atendimento às mulheres nas áreas social e ambiental.

“É importante que a Itaipu esteja ajudando no cumprimento do papel do Estado, do governo federal, como braço de apoio e financiamento de políticas públicas essenciais. Ela acaba sendo um braço de vários ministérios no Paraná e no Mato Grosso do Sul. A gente quer ampliar as nossas parcerias com Itaipu”, afirmou a ministra.

A comitiva do MM foi recebida pelas assistentes da Diretoria Geral, Silvana Vitorassi, e da Diretoria de Coordenação, Leila Alberton, que explicaram o Programa de Governança Participativa, dividido em 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental nos 434 municípios atendidos pelo Programa Itaipu Mais que Energia. Na sequência, a ministra conversou com as lideranças femininas.

“Nós ouvimos as experiências dos mais diferentes convênios de Itaipu com entidades e instituições, todos eles atendendo mulheres em áreas fundamentais, seja na saúde, na formação, na proteção. Itaipu está cumprindo um papel estratégico. Se cada grande empresa pública fizesse isso, mudaria o perfil do desenvolvimento do País”, concluiu.

Entre as participantes do encontro, a diretora administrativo-financeira do Itaipu Parquetec, Clerione Herther, falou sobre os projetos da Casa da Mulher Brasileira, já em obras, e da Casa Abrigo, cuja construção deve ter início ainda em 2025, substituindo a atual moradia. Também foram apresentados convênios voltados a cursos profissionalizantes, a assessoria jurídica, além da instituição Remadoras Rosa, de canoagem para mulheres mastectomizadas.

Outros convênios

Priscila Facina Monnerat, do Instituto Contestado de Agroecologia, apresentou o Projeto Bem Viver, que atua com 750 famílias de 65 municípios do Paraná, especialmente, em áreas advindas da reforma agrária. São ações de recuperação e restauração ambiental, produção de alimentos saudáveis e de educação e cultura para as mulheres camponesas. “No convênio, temos um eixo voltados só para mulheres, com a participação de várias atividades de formação e para fomentar a agroecologia”, explicou.

Outro convênio gerou o Projeto Akilomba Paraná, assinado com a Rede de Mulheres Negras do Paraná, instituição com 19 anos de existência, para implementar e ampliar políticas públicas para a população negra, em especial, feminina. Segundo a coordenadora, Ana Claudia Justino, o projeto se concentra na valorização da cultura negra para adolescentes de 14 a 17 anos. Sobre o Akilomba, ela disse: “vamos trabalhar a memória nos territórios quilombolas, falar com as lideranças matriarcas dos quilombos e produzir um minidocumentário.”

Na área de plantas medicinais, o Centro Popular de Saúde Yanten, de Medianeira, tem várias atividades em sete municípios do Oeste do Paraná, levando oficinas para escolas, presídios, comunidades indígenas e trabalhando com idosos, jovens dependentes químicos, entre outros públicos. Com 35 anos de existência, a instituição foi criada pelo Movimento Popular de Mulheres do Paraná. “O papel da mulher está em nossa história e nossa essência, afinal, é a mulher que tem essa relação forte com o cuidado”, afirmou a coordenadora Salete Zilio.

Notícias relacionadas

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img