24 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coordenadora de Infraestrutura Comunitária do Projeto Saúde e Alegria recebe reconhecimento em premiação nacional de energia

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.comPor trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

A coordenadora de infraestrutura comunitária do Projeto Saúde e Alegria (PSA), Jussara Salgado, foi uma das premiadas na edição 2025 do Mulheres da Energia, promovida pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e o Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia. A iniciativa destaca a atuação de profissionais que desenvolvem soluções energéticas em diferentes regiões do país

A premiação é uma iniciativa inédita que celebra e reconhece o papel fundamental das mulheres na transformação do setor energético brasileiro. A entrega dos reconhecimentos integrou a programação da 4ª edição do Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia, realizado em 25 de agosto, em São Paulo. O evento reuniu lideranças femininas de diferentes segmentos do setor energético nacional e promoveu painéis que discutiram, principalmente, os desafios e caminhos para uma transição energética justa.

Jussara participou do painel “Amazônia – Histórias Reais que Inspiram”, onde apresentou as ações do Projeto Saúde e Alegria voltadas ao acesso à energia renovável. Sua contribuição destacou o impacto dessas iniciativas no bem viver das populações tradicionais da Amazônia e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à região.

“É a segunda vez que participo do Congresso, é um espaço essencial para evidenciar que mulheres estão à frente de soluções concretas que transformam o setor energético com propósito, competência técnica e sensibilidade social. Sinto-me honrada em representar a Amazônia nesse diálogo nacional, ao lado de tantas mulheres que admiro. Essa premiação reconhece o trabalho que venho desenvolvendo — um trabalho que impacta, principalmente, a vida de outras mulheres nos territórios.” – destaca.

Painel reuniu mulheres referências em energia no país.

No PSA, Jussara é responsável pela implementação de infraestruturas comunitárias em comunidades ribeirinhas da região do Baixo Amazonas. Sua atuação contempla a instalação de sistemas de energia renovável para o abastecimento de água, escolas, unidades de saúde, telecentros e empreendimentos comunitários localizados em áreas isoladas, substituindo gradualmente o uso de geradores a diesel e gasolina. Essas iniciativas possibilitam, por exemplo, que unidades de saúde contem com refrigeração adequada para a conservação de vacinas e operem no período noturno, ampliando o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos.

Natural de Santarém (PA), Jussara passou a integrar a equipe técnica do Projeto Saúde e Alegria em 2019. Iniciou sua trajetória como técnica de campo na área de energias renováveis e, atualmente, atua como Coordenadora Programática, integrando a Coordenação Executiva da organização.As ações das quais Jussara participa já resultaram na instalação de mais de 100 sistemas de energia renovável na região do Baixo Amazonas, beneficiando cerca de 10 mil pessoas com acesso à energia para serviços básicos e geração de renda. O trabalho também tem fortalecido a participação comunitária, promovendo a autonomia das populações locais. Moradores vêm se apropriando das estruturas implantadas e buscando o apoio da equipe técnica do PSA para garantir a manutenção e continuidade dos serviços.

Foi também de Jussara a iniciativa de criar uma edição exclusiva do curso Eletricistas do Sol voltada para mulheres, com o objetivo de ampliar as oportunidades de formação técnica e geração de renda no setor de energia solar. A proposta possibilitou que mulheres das comunidades e aldeias se capacitassem em instalações elétricas e sistemas fotovoltaicos, fortalecendo a participação feminina em uma área marcada pela presença masculina.

Notícias relacionadas

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img