O manual pretende ajudar pequenas empresas a se enquadrarem o novo corporativismo consciente
Atualmente, várias empresas do mundo estão adotando políticas que pensem sobre Impacto ambiental, Responsabilidade social e Governança corporativa. Esses são os princípios básicos da ESG. Pensando em como as pequenas empresas podem se inserir no mercado equilibrando seus lucros com a conscientização ambiental, o SEBRAE Rio criou um manual gratuito de “Boas práticas de ESG nos pequenos negócios”.
Segundo Andréia Lopes, coordenadora de Conexões Corporativas do Sebrae Rio, as micro e pequenas empresas devem ser atentar ao ESG também como um diferencial competitivo, tornando-as mais atrativas no mercado. “Os empreendedores devem estar atentos às novas oportunidades de negócios e às soluções disponíveis para a adoção dessas práticas, garantindo a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo de seus empreendimentos.”
O manual lista 12 princípios bases para implementação do ESG para atrair investidores compromissados com o meio ambiente e consumidores conscientes:
- Pense em ações de pequeno, médio e longo prazos para sua empresa;
- Invista em conhecimento específico sobre ESG;
- Promova entre seus colaboradores e parceiros a cultura das boas práticas;
- Priorize e antecipe regulamentações e certificações;
- Pesquisa ações de energia limpa para implementar no seu negócio;
- Busque meios de tornar sua cadeia produtiva eficiente e sustentável;
- Esteja a par dos eventos climáticos e compromissos em todo o mundo;
- Implemente ações sociais e ambientais efetivas e compartilhe conhecimento com a comunidade no seu entorno;
- Eduque o consumidor de forma imparcial a respeito dos impactos climáticos;
- Incentive o consumo consciente e incorpore a circularidade no negócio;
- Seja exemplo de igualdade e justiça social, buscando implementar ações inclusivas;
- Seja transparente na comunicação com o público final.
Para acessar o manual completo, acesse o site oficial.