24 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Museu do Jardim Botânico estreia Cine MJB com exibição de filme em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.comPor trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

Sessão gratuita acontece no sábado, 9 de agosto, com exibição do longa “Mundurukuyü – A Floresta das Mulheres-Peixe” e conversa com a diretora Beka Mundurukuyü e o roteirista Estêvão Ciavatta

Como parte das ações em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Museu do Jardim Botânico lança no próximo sábado, 9 de agosto, uma nova programação de exibições audiovisuais: o Cine MJB. A proposta é integrar cinema, natureza e cultura, criando um espaço de reflexão e diálogo com temas contemporâneos ligados à biodiversidade e aos saberes tradicionais.

A estreia será com o longa-metragem “Mundurukuyü – A Floresta das Mulheres-Peixe” (2024), seguido de um bate-papo com Beka Mundurukuyü, uma das diretoras do filme, e com o roteirista Estêvão Ciavatta. A sessão será realizada na Sala Multiuso do Museu, das 15h às 17h30, com entrada gratuita e 50 vagas por ordem de chegada.

Dirigido por mulheres indígenas e produzido com protagonismo do povo Munduruku, o filme mergulha na mitologia da aldeia Sawre Muybu, às margens do rio Tapajós (PA), onde floresta, rio e memória se entrelaçam na narrativa de origem que transforma humanos em plantas e animais. Com uma linguagem sensível e poética, “Mundurukuyü” propõe uma escuta do tempo da floresta e convida o público a refletir sobre os modos de existência e resistência dos povos originários.

A atividade é voltada para estudantes de graduação e pós-graduação, além de interessados em botânica, meio ambiente, cultura indígena e cinema. O evento também se alinha ao compromisso institucional do Jardim Botânico do Rio de Janeiro com o fortalecimento da diversidade cultural e a valorização dos saberes ancestrais.

Museu do Jardim Botânico conta com patrocínio master da Shell Brasil e gestão do idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Inaugurado em março de 2024, o espaço apresenta ao público, por meio de exposições, conteúdos interativos e programação cultural para todas as idades, o trabalho pioneiro doInstituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro para o conhecimento e conservação da flora brasileira.

Notícias relacionadas

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img