24.7 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Brasil encerra participação na Expo Osaka 2025 com mais de 1,5 milhão de visitantes  

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.comPor trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

ApexBrasil realizou cerimônia nesta sexta-feira (10), no Pavilhão Brasil, que celebrou seis meses de atividades e reforçou a imagem do país em cultura, sustentabilidade e negócios  

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou nesta sexta-feira (10/10) a cerimônia de encerramento da participação do Brasil na Expo Osaka 2025. O Pavilhão Brasil recebeu autoridades, parceiros e convidados em um momento de celebração e balanço positivo da presença brasileira na exposição mundial. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, recebeu os participantes ao lado da artista e cenógrafa Bia Lessa, curadora do espaço brasileiro.
 

Com o tema “Designing Future Society for Our Lives” (“Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas”), a Expo Osaka, que reuniu mais de 30 milhões de visitantes e contou com a presença de 180 países, termina oficialmente em 13 de outubro, após seis meses de atividades. O Pavilhão Brasil, coordenado pela ApexBrasil, destacou a cultura, a sustentabilidade e o potencial econômico do país, com uma intensa programação de debates, reuniões de negócios, apresentações culturais e visitas institucionais. Ao longo do evento, recebeu mais de 700 autoridades e ultrapassou a marca de 1,5 milhão de visitantes.
 

Durante o evento, o presidente da ApexBrasil destacou a relevância da participação brasileira e agradeceu o engajamento das equipes e parceiros. “A Apex foi a responsável pelo Pavilhão do Brasil. Fizemos todo o trabalho do conceito, com a ajuda da Bia Lessa, apresentando a sustentabilidade, a cultura e a história do povo brasileiro. Tivemos dezenas de eventos, com representantes da indústria, do comércio, da inovação, além de autoridades do Legislativo e do Judiciário. Mostramos a alma brasileira para o mundo. Estou muito agradecido a todos que trabalharam nesse projeto. É a sensação de dever cumprido, o Brasil fez sucesso e isso nos enche de esperança de dias melhores para o nosso povo”, afirmou.
 

Viana reforçou ainda a posição do país no cenário internacional. “Neste momento, o Brasil é parte da solução para as crises globais e será o endereço do debate sobre a sustentabilidade da vida no planeta. Internamente, vivemos um período positivo, com crescimento robusto da economia, pleno emprego e um programa social capaz de retirar milhões de pessoas da pobreza. Sob a liderança do presidente Lula, o país voltou a assumir protagonismo mundial”, destacou.
 

A curadora do Pavilhão Brasil, Bia Lessa, também ressaltou o simbolismo do projeto. “É muito emocionante encerrar esse trabalho, tão desafiador e ao mesmo tempo vitorioso. Então é aquela sensação de que não foi à toa, valeu a pena. Chegar hoje aqui na Expo lotada, ver a quantidade de gente e a forma como as pessoas falavam conosco dentro do próprio pavilhão foi algo muito emocionante. Sinto o dever cumprido, que alegria e que honra ter participado. O grande desafio foi de fato construir esse pavilhão. Acho que 90% dos pavilhões aqui são voltados para si mesmos. O Pavilhão do Brasil foi diferente, um manifesto, convocando o mundo a ter uma atitude mais colaborativa. Foi feito a partir do que não vale, do lixo, do plástico, e mostrou que até o que é mais vulgar pode se transformar em algo extraordinário. Conseguimos realizar o projeto exatamente como desejávamos, com o apoio da ApexBrasil e de uma equipe gigantesca, a quem agradeço imensamente”, disse a artista e cenógrafa.
 

Já o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, destacou o impacto da presença brasileira na exposição. “Chegamos ao fim dessa longa jornada de seis meses em Osaka com um sucesso absoluto. Mais de um milhão e meio de visitantes puderam ver o que o Brasil tem de melhor. O Pavilhão foi um marco e consolidou a imagem positiva do país aqui no Japão e no mundo”, disse.
 

A cerimônia contou ainda com a presença do gerente-geral do Banco do Brasil em Tóquio, Alisson Aguiar; do diretor da Vale, Renato Ferraro; da cantora Lisa Ono; e de outros parceiros e autoridades.
 

130 anos de relações diplomáticas 

A participação brasileira na Expo Osaka tem ainda um valor simbólico especial: em 2025 celebram-se 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Atualmente, o Japão é o 9º destino das exportações brasileiras e o 12º maior investidor no Brasil, em um vínculo apoiado também pelos fortes laços humanos e culturais que unem os dois países.
 

Além da coordenação geral da ApexBrasil, a participação brasileira na Expo foi organizada com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com parceria institucional da Vale. Entre os patrocinadores estão a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil, Bradesco e Toyota.

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img