Evento organizado pela Exchange 4 Change Brasil reúne ministros e autoridades de mais de dez países para debater economia circular na América Latina, no Caribe e na Europa
Com transmissão online, seminário Circular Economy – Governance & Scale acontece na segunda-feira(22/11) e na terça-feira(23/11); painéis reunirão ainda executivos e lideranças dos setores têxtil e de construção
Com a proposta de estimular um debate sobre a transição para a economia circular entre lideranças da América Latina, do Caribe e da Europa, a organização Exchange 4 Change Brasil vai realizar, junto ao Ministério de Relações Exteriores da Eslovênia, à EU-LAC Foundation, a Circular Change e o CEBRI, o webinar Circular Economy – Governance & Scale. O evento terá a participação de representantes de mais de dez países, incluindo ministros, embaixadores, membros dos governos, líderes de grandes empresas e especialistas em economia circular. O seminário, que será gratuito, em inglês e transmitido pelo Zoom, acontece nos dias 22 e 23 de novembro, das 11h às 15h no horário de Brasília. As inscrições podem ser feitas através do site https://eulacfoundation.org/en/circular-economygovernance-scale.
Atualmente, a Eslovênia é o país que está na presidência do Conselho da União Europeia, tendo definido o novo modelo econômico como uma de suas principais metas. O Plano de Ação para a Economia Circular da UE, em vigor desde março de 2020, ressalta a necessidade de um esforço global em prol da transição circular, o que vem incentivando trocas de conhecimento e experiências entre as maiores autoridades no tema. O webinar pretende estimular novas parcerias internacionais e oportunidades de negócios.
– Recentemente, tivemos a COP26, onde foram discutidos elementos-chave para a economia de baixo carbono, com a Confederação Nacional da Indústria brasileira destacando a economia circular como um dos seus quatro pilares prioritários. É mais do que hora de retomar e consolidar a importância deste tema na América Latina. O webinar busca, agora, fortalecer a relação com a Europa neste sentido, reforçando a importância da governança e da escala, e a cooperação internacional para fins de incentivos e de inspiração. Ao fim do evento, será produzido um white paper, como registro oficial dos debates e das conclusões obtidas – destaca a diretora da Exchange 4 Change Brasil e fundadora do Hub de Economia Circular Brasil, Beatriz Luz.
O evento reúne autoridades públicas como o ministro de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Eslovênia, Zdravko Počivalšek, e o embaixador deste país no Brasil, Gorazd Renčelj; o ministro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Carlos Correa; a vice-ministra de Produção e Indústrias do Equador, Carla Muirragui; e o vice ministro de Meio Ambiente e Energia da Costa Rica, Rolando Castro-Córdoba. Do Brasil, estará presente a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.
Representantes das empresas Malwee (Brasil), Suzano (Brasil), Aquafil (Itália) e EPEA (Suíça) vão debater, junto a Victória Santos, do SENAI CETIQT, negócios circulares na indústria têxtil. Haverá, ainda, um painel focado em construção e nas cidades do futuro, com profissionais da Enel (Itália), da Donar (Eslovênia) e do IBRIC, representando o setor de infraestrutura brasileiro.
Por fim, especialistas vão enfatizar as especificidades de uma economia circular bem sucedida em painéis sobre redes de governança e o papel dos hubs de economia circular. Além de Beatriz Luz, participarão lideranças como a ex-Ministra de Habitação, Planejamento Espacial e Meio Ambiente da Holanda, Jacqueline Cramer; o chefe do escritório de Economia Circular do Ministério do Meio Ambiente do Chile, Guillermo Caballero; e a Chefe de Oportunidades Globais para os ODS da ONU, Adriana Zacarias Farah.