Mais de 70 cidades brasileiras receberão arte de rua pedindo pelo veto
Arte contra a destruição ambiental: essa é a proposta de uma ação nacional nas 26 capitais, Distrito Federal e outras 50 cidades em todo o país. Ao longo desta semana, coletivos de artistas e ativistas de todas as regiões do Brasil espalharão grandes cartazes (lambe-lambes) pedindo que o presidente Lula vete integralmente o Projeto de Lei 2159/2021 – o PL da Devastação. Ele destrói o sistema de licenciamento ambiental como é conhecido hoje no país e abre caminho para uma desregulação em larga escala da política ambiental brasileira. Até sábado, 2 de agosto, quando são esperadas manifestações de rua em todo o Brasil, lambes de larga escala devem ser instalados em pontos de grande afluxo das cidades, utilizando a arte urbana para aumentar a pressão popular pelo veto presidencial.
A arte foi criada por Thais Trindade, que já tem mais de 250 mil seguidores nas redes. A ilustradora, que tem formação em Arquitetura e é engajada nas lutas sociais e ambientais, desenvolveu um estilo único, que combina elementos da xilogravura popular, como os traços marcantes das artes de cordel, com influências das estéticas zapatistas, criando composições poéticas e fortes mensagens de reflexão sobre a nossa realidade. A imagem (abaixo) que está sendo afixada nas ruas de todo o país, retrata o momento emblemático da posse de Lula subindo a rampa com alguns representantes da diversidade do povo brasileiro, entre eles o Cacique Raoni, símbolo da luta indígena e ambiental, e ao lado, a frase “quem sobe a rampa com o povo, defende a vida do povo” conclama que Lula ouça a sociedade e vete o projeto.
A iniciativa faz parte da campanha contra o PL da devastação, que já vem acontecendo desde o ano passado. O projeto foi aprovado em maio no Senado e ganhou emendas consideradas ainda mais perigosas pelos especialistas, desde então, as manifestações populares nas redes e nas ruas cresceram, principalmente após o projeto ser aprovado de forma definitiva na Câmara, durante a madrugada do último dia 17 de julho, na véspera do recesso parlamentar, com permissão de votação virtual, em uma sessão esvaziada e repleta de polêmicas.
“Agora o Presidente Lula tem até dia 8 de agosto para sancionar ou vetar o PL da Devastação, que representa um retrocesso sem precedentes na legislação ambiental e que afetaria a vida de todos os brasileiros, por isso o pedido da sociedade é bem claro e enfático: VETA, LULA!”. Essa fala é de Digo Amazonas, coordenador de projetos do Megafone Ativismo, entidade responsável pela ação, que está se mobilizando com mais de 150 coletivos de artistas e ativistas, que farão as colagens dos lambes em mais de 70 cidades espalhadas pelo Brasil.